quarta-feira, 30 de maio de 2012

Rafael Garcia: seja bem vindo!!!

No sábado, dia 26 de maio, nasceu mais um pequeno para alegrar esse mundo: o Rafael, filho da Ivana e do Serginho. Ele é um fofo cabeludinho que adorei conhecer de pertinho. Parabéns, desejo toda a felicidade do mundo a essa linda família, tenho certeza de que vocês saberão aproveitar a dádiva de criar um filho. Rafa é mesmo um menino de sorte pelos pais que tem e por morar numa casa que em breve acomodará uma cama elástica para ele pular do terceiro andar!!! hahaha

Além do mais, é muito bom saber que a turma de crianças está aumentando e assim Mateus, Carol, Bebel, Manu, Felipe e Laura terão mais um amigo para bagunçar nos churrascos dos pais. Tenho certeza de que nos divertiremos muito nessa nova etapa e será muito gostoso trocar essa experiência com vocês, amigos queridos. Contem conosco para o que precisarem. Beijo grande.

domingo, 27 de maio de 2012

Semana do brincar

Um fato: ser criança não significa ter infância. Por isso, infelizmente, muita criança vira adulto sem vivenciar esse período da vida no qual pode desenvolver-se em todos os sentidos de forma respeitosa e lúdica. Garantir uma infância de forma plena e saudável é de responsabilidade dos cuidadores de cada criança. Assim, alguns educadores, preocupados com essa questão, criaram a Semana do Brincar como uma maneira de lembrar a importância da ludicidade em nossas vidas e de celebrar a alegria que essas atividades nos proporcionam.

Segue reportagem da Adriana Friedmann que em sua trajetória como educadora sempre buscou uma maior valorização do brincar na infância das crianças. Leiam e divirtam-se depois brincando com seus pequenos e/ou suas pequenas. É uma delícia!

a melhor brincadeira: educar para crescer

domingo, 13 de maio de 2012

Dia das mães 2012

Desejo aqui um super parabéns para todas as mães do mundo!!!

Cada uma com seu jeito e sua história fazem toda a diferença na vida de seus filhotes e por isso merecem todo o reconhecimento neste dia especial ainda que na verdade nosso verdadeiro presente não é o que recebemos formalmente hoje, mas aquele que vem todos os dias por meio de carinhos, gestos, palavras e crescimento, afinal, dá muito orgulho ver nossas crias crescendo sabendo que a gente contribuiu para formar aquela pessoa tão legal. Nosso peito mal cabe em si de tanto contentamento e tanto amor!!! Ser mãe é bom demais. A gente passa inclusive a valorizar mais nossa mãe, pois ao virarmos mãe conseguimos dimensionar o tamanho do amor delas pela gente e é muito bom amar e ser amado.

Mateus e agora minhas flores, adoro ser mãe de vocês!!!
Mãe, amo você, obrigada por tudo!!!


Lembranças que servem de lição: vó Dé

Infelizmente não tive muito contato com minha vó Dé até seu falecimento quando tinha uns 10 anos. Mas lembro-me bastante das vezes em que ia com a gente para a roça e fazia muita comida gostosa e das histórias que meu pai conta de quando era criança, sendo uma das que mais me marcou a respeito de seu nascimento.

Meus avós moravam numa cidadezinha de Minas Gerais chamada "Dores de Santa Juliana" (daí a origem de meu nome) e tinham uma vida bem simples com seus 9 filhos (sim, 9!!!). Passado um tempo minha vó perdeu - não sei bem se durante a gestação ou quando recém nascidos - os três filhos seguintes. Desolada, fez uma promessa para seus próximos filhos nascerem saudáveis. Eles receberiam os nomes dos 3 reis magos: Belchior, Gaspar e Baltazar como homenagem a Jesus. E assim aconteceu... Mais 3 filhos se juntaram a essa família sendo meu pai um deles, o Gaspar.

Esta história sempre me intrigou principalmente por sua beleza e força, mas também por muito tempo não compreender o desolamento de minha vó. Acho que no fundo sempre pensava: "Mas ela já tinha 9 filhos, por que sofria tanto em não ter mais?". Foi apenas quando me tornei mãe que pude compreendê-la e admirá-la ainda mais. Não importa se temos 1 ou 10 filhos, pois sempre queremos o bem de todos, sempre desejaremos ter mais algum, sempre sentiremos saudades de reviver os momentos preciosos de nossos filhos quando mais novos e sempre, sempre mesmo sofreremos pela perda de algum.

Quando descobri recentemente que estava grávida de gêmeos levei um baita susto, já que não contava com essa possibilidade. Senti um medo danado de um monte de coisas, mas aos poucos fui me tranquilizando e percebendo que eu, Luiz e Mateus tínhamos todas as condições para aumentar nossa família com sucesso. Em seguida, já me sentindo mais animada, fui contar ao meu médico sobre a gestação. Ele, com todo o cuidado do mundo, precisou me expôr todos os riscos de uma gravidez de múltiplos carrega inclusive a perda de um feto no início de gestação. Nesse momento fiquei muito abalada e ao final da consulta fiquei um tempão chorando sozinha. Depois de me acalmar, me dei conta de que eu não pedi conscientemente esse filho a mais, mas ele veio e agora era meu também, o que fazia toda a diferença em minha vida: eu já não era mais apenas mãe do Mateus, mas também mãe de outros dois bebês e assim como a minha vó Dé fez (e tantas outras mães ao longo da história também o fizeram) eu lutaria com todas as minhas forças para vê-los crescer saudáveis e rodeados de muito amor. Ah, e claro, também fiz uma promessa... rs