sábado, 11 de junho de 2011

Minhas primeiras vezes

Inspirada pelo comentário da Ligia na postagem anterior continuarei falando a respeito da importância de comemorarmos em nossas vidas cada "primeira vez". Assim quero mencionar aqui algumas "primeiras vezes" que foram marcantes em meu percurso como mamãe.

A decisão
Sempre quis ter filhos, mas era da turma do "um dia... isso acontecerá" então nem pensava muito no assunto. Depois de um tempo de nosso casamento Luiz começou a puxar esse assunto constantemente e apesar do meu desejo crescendo a cada conversa tinha muito medo e sempre colocava um problema para dificultar a decisão. Mas depois comecei a ver que problemas sempre existirão e que não haveria o momento perfeito a gente cria então pela primeira vez comecei a deixar o desejo falar mais forte ainda que o medo continuasse presente.

O desejo
Assim que decidimos ter um filho minha menstruação atrasou, mas o exame deu negativo. Naquele momento não senti alívio em não estar grávida, pelo contrário, senti uma tristeza enorme e foi então que percebi pela primeira vez que na verdade estava explodindo de desejo de engravidar.

A confirmação
Tive muita sorte: no mês seguinte minha menstruação atrasou de novo, mas dessa vez tivemos a confirmação de que estava grávida. Pela primeira vez senti uma mistura de sentimentos - todos muito fortes - e desde então é dessa maneira intensa que vivo cada instante.

Batidas de coração
A primeira vez que escutamos pelo exame de ultrassom as batidas de coração de nosso filhote foi emocionante. Realmente é mágico pensar que um ser tão pequeno já produz um som tão forte que certamente ecoará para sempre em nossos corações.

Sexo
Tem gente que não gosta de saber antes, mas para nós era uma questão importante, pois queríamos dar logo um nome e pensar em como ele ou ela seriam. As questões de gênero são diferentes e devem ser consideradas... Por fim soubemos que era um menino e pela primeira vez senti um frio na barriga diferente como "uma ficha que caiu" e percebi que não estava vivendo um sonho.

Borboletas na barriga
O crescimento da barriga é outro aspecto da gravidez que faz com que a gente pouco a pouco vá se acostumando com a ideia de que tem uma vida dentro de você. Mas o mais espetacular de tudo é sentir o bebê... na primeira vez fiquei na dúvida, não sabia se estava mexendo mesmo ou não, pois era uma sensação diferente como se tivesse borboletas na barriga. Depois, conforme o bebê cresce e vai ganhando forma as sensações também vão proporcionando outras deliciosas sensações até o momento em que a gente consegue interagir com nosso filho e outras pessoas também. No caso do Mateus, nem sempre ele se mexia de dia, mas era só eu me deitar na cama para dormir que ele começava a me fazer carinho... Acho que por isso que durante a gestação eu não tive problemas para dormir, pelo contrário, à noite, quando o sentia com toda a intensidade do mundo era o melhor momento do meu dia.

O parto
Ah... Este momento merece uma postagem especial, pois cada primeira vez foi marcante e especial. Os momentos que antecederam o parto (na verdade os poucos momentos, já que foi tudo muito rápido), o parto em si (de uma beleza só você e seu filho trabalhando juntos para se conhecerem um ao outro mais ainda), o nosso encontro do lado de fora (a carinha mais linda do mundo), dar de mamar, pegar no colo, sentir o cheiro, mostrar para todos a sua cria (que orgulho!).

Nossa casinha
Depois de uns dias chatos em que Mateus ficou a mais na maternidade nós três finalmente chegamos em casa - juntos pela primeira vez. Emocionante... Um novo capítulo dessa história estava começando a ser escrito.

Ser mãe
Já contei que a primeira vez que me dei conta que era mãe foi preenchendo um formulário em que precisava colocar o nome da mãe  e primeiramente coloquei o da minha mãe... rs  Mas outro momento im portante foi quando Mateus com umas 3 semanas estava chorando muito no colo de alguém e meu pai ficou insistindo para que a pessoa me entregasse alegando: "Ele conhece a mãe, ela tem um jeito de segurá-lo e de falar com ele que o acalmará" e no instante que meu pequeno veio para os meus braços ele se acalmou e mais uma vez me dei conta de que a ligação mãe e filho é mesmo muito forte, especial e construída nos pequenos gestos de amor.

Emoções
Nossa, quantas... Nem sei enumerar e para relatar daria vários textos... É emoção pura o tempo todo ser mãe.

Choros
Não quero falar dos choros do Mateus e sim dos meus... O problema é que não me lembro a primeira vez que chorei nesse processo todo. Só sei que desde a gestação eu já chorei um mar inteiro de lágrimas!!! Choros de todos os tipos e por todas as razões (se bem que acho que o mais dolorido de todos é nosso choro por causa do choro dos filhotes). Mas não tem jeito, assim como rir faz parte da vida de uma mãe chorar também faz - e querem saber... acho que também faz um bem danado à alma.

Palpites
Este ponto também merece uma postagem à parte, mas por enquanto vale dizer que para mim, que sou uma pessoa reservada foi difícil ver minha vida ser invadida de uma hora para a outra. Sim, porque quando você vira mãe todo mundo quer dar um palpite sobre o jeito certo de cuidar de um bebê. Ao mesmo tempo que ajuda ao mesmo nos deixa muito insegura. Teve um dia que ele chorou muito por conta de cólicas e eu recebi todo tipo de conselho. Em casa tive uma crise de choro, pois estava me sentindo perdida sobre as coisas que estava fazendo e foi quando percebi que teria que lidar com essa situação para sempre e o melhor que eu tinha a fazer era tirar proveito disso (aliás esse é um dos motivos de eu ter criado um blog).

OBS: Na verdade acabei de me dar conta de que desde o nascimento de mateus tantas foram as coisas que aconteceram, tantas foram as emoções sentidas que não sei bem descrevê-las ou diferenciá-las... é um mundo novo. Só sei que tudo tem acontecido como uma primeira vez especial e que faço questão de vivenciar tudo com intensidade - cada riso e cada lágrima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário