quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Muito mais do que uma exposição

Nesta semana aconteceu a exposição de artes e ciências na escola do Mateus e senti um orgulho danado ao ver tanto conhecimento explorado e incorporado pelas crianças e mostrado à comunidade uma maneira tão bela, profunda e tocante! Além disso senti muita emoção por meu pequeno participar de um ambiente que lhe proporciona tantas experiências significativas e lúdicas como também por fazer parte dessa equipe docente que trabalha muito para possibilitar tais vivências aos alunos.

Durante a exposição tive a chance de conhecer as pesquisas de ciências naturais que cada grupo fez com um olhar estético apuradíssimo e fui convidada a entrar em contato com o processo de cada um por meio de trabalhos individuais, coletivos, fotos e até mesmo instalações para ilustrar o que foi vivenciado pelo grupo, tudo numa grande brincadeira como tem de ser com criança dessa faixa etária.

Antes da abertura, ao ter em mãos o convite oficial vi que a foto escolhida para representar o grupo do Mateus eram pés caminhando por entre pedras. Perguntei a ele sobre aquela experiência e logo ele me disse: "Dói o pézinho!" (ai que fofo!!!). No dia de minha visita à exposição suas professoras relataram que por uma série de razões seu grupo com crianças de 1-2 anos pesquisou diferentes questões relacionadas ao equilíbrio: andar em cima de tábuas, subir, descer, cair, levantar, caminhar por entre diferentes materiais e de diferentes maneiras. Ao final de cada vivência trocavam com seus pares sobre o que viram, sentiram, descobriram e nomeavam tudo o que foi vivido, o que possibilitou que Mateus me contasse a respeito numa situação posterior. Além disso, com a mediação das professoras tornaram  descobertas que outrora eram individuais em coletivas, e dessa maneira avançaram em seus processos de socialização como também tornaram-se produtores de conhecimento, de artes, enfim, sujeitos mais conectados e apaixonados por esse mundo cheio de mistérios a serem explorados.

Parabéns às crianças que se entregaram de corpo e alma a cada investigação e que ao final dividiram conosco seus percursos e aos profissionais envolvidos em cada processo que leram tão bem seus grupos.

Que venham muitas outras exposições no percurso de Mateus... Não vejo a hora!


"A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio
do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores
e até infinitos."

Manoel de Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário