quinta-feira, 26 de maio de 2016

Tomás: seja bem-vindo!!!

"Pois de amor andamos todos precisados! Em dose tal que nos alegre, nos reumanize, nos corrija, nos dê paciência e esperança, força, capacidade de entender, perdoar, ir para a frente! Amor que seja navio, casa, coisa cintilante, que nos vacine contra o feio, o errado, o triste, o mau, o absurdo e o mais que estamos vivendo ou presenciando." (Drummond)

Mais um nascimento me enche de alegria e esperança: Tomás, filho de minha amada Silvia e meu amigo Carlão. Hoje é um dia de festa nessa família pra lá de especial e também em nossas relações de amizades, estamos todos muito emocionados!!! E tudo indica que nasceu no mesmo dia do rafael, filho da querida Ivana, sua super amiga...

"A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas" (Drummond)

Sil é uma grande amiga da minha vida: da Pedagogia, do trabalho, de muitos laços em comum (com a ressalva que me apresentou Luiz), de bagunças, projetos, sonhos e agora, filhos.

Meu trio passou o dia querendo ver a fotinho do Tomás lindão com sua mamãe, a SilSil como eles a chamam e estão, como eu e Luiz, desejosos de conhecer a carinha dessa pessoa que agora faz parte de toda essa trama de laços afetivos.

"Amor é dado de graça, é semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionários e a regulamento vários". (Drummond)

Desde que virei mãe, toda vez que tomo conhecimento de um nascimento fico imaginando a emoção da mãe e do pai ao receberem seu bebê no colo. É uma emoção intensa, subjetiva composta por uma miscelânea de sentimentos: alegria, amor, preenchimento, sintonia, dor, medo, vazio, estranhamento...

"Eterno é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade que se petrifica e nenhuma força o resgata." (Drummond)

Uma emoção única: de um segundo para o outro o bebê nasce e passamos a nos relacionar diretamente com ele olhando em seus olhinhos, sentindo seu cheirinho, carregando-o em nossos braços, conhecendo suas expressões, seu jeito, ouvindo sua voz... Num encontro abençoado, surpreendente e inexplicável ao percebermos que o bebê já nos conhece... Ele chora e vai ao nosso colo e se acalma...

Como explicar isso? Como não se encantar com esses mistérios de nossas relações assim como com a mãe e pai adotivos que do mesmo modo constroem fortes vínculos? Como não agradecer a oportunidade de experimentar essa relação de afeto? Como não nos amedrontarmos com toda a responsabilidade que vem junto a essa percepção? Como não nos encorajarmos a ser melhor, cada vez mais, para estarmos à altura desse presente? Como nos perdoar pelas bobagens que fazemos nesse processo? Como não nos divertirmos com as bobagens que as crianças farão por toda a vida?

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo." (Drummond)

Em meu processo eterno de aprender a ser mãe (dos meus filhos, claro, uma vez que aprendemos ao nos relacionarmos) tenho cultivado muito mais dúvidas do que certezas. De uma coisa é certa: crianças precisam ser amadas e valorizadas, de alguns limites amorosos e coerentes, de transgressões saudáveis que colocam a todos nós no movimento incontrolável da vida, de terem suas infâncias respeitadas na simplicidade do cotidiano.

Meus queridos, sei que vocês serão pais sensacionais!

"O Brasil não irá crescer enquanto os homens de terno agirem cada vez mais como crianças, e as crianças com uniformes querendo agir como adultos de terno cada vez mais cedo". (Drummond)

Sil e Carlão, desejo tudo de maravilhoso nessa nova caminhada! Contem conosco ao lado de vocês para acompanhar o crescimento de Tomás e compartilhar os choros e risos dessa vida, como sempre.

"DESEJOS

Desejos a vocês...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
crônica do Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música do Tom e letra do Chico
Frango caipira em pensão no interior
Ouvir uma palavra amável
Ver a Banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como uma criança

Ouvir canto de passarinho.
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal

Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender uma nova canção

Queijo com goiabada
Pôr-no-sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria

Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona

Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel
E muito carinho meu."

(Drummond)

2 comentários:

  1. Ju querida, só tenho a agradecer por suas palavras... Estou muito emocionada... Ter o Tomás nos meus braços traduz tudo! Te amo muito, amiga! Beijos

    ResponderExcluir