segunda-feira, 21 de julho de 2014

7 anos de casório

Hoje eu e Luiz completamos 7 anos de casados... viva!!! No sábado conseguimos dar uma saída para comemorarmos todos esses anos vividos ao lado um do outro.

Neste ano quero registrar meu agradecimento especial por ele ter ficado com nosso "trio parada dura", mais sua mãe e irmã que também ajudaram, para que eu viajasse a um curso de 5 dias. Foi um gesto generoso, e sei o quanto foi corrido para ele, ainda que esteja bastante acostumado com essa situação.

Muitas pessoas me perguntaram se eu ficava tranquila em deixar as crianças com ele, o mesmo que aconteceu com minha amiga Miruna - tem até o relato dela aqui no blog, demonstrando mais uma vez que infelizmente ainda muitos pais não assumem esse papel com responsabilidade e alegria. Diferentemente do Lu que vez ou outra, por exemplo, diante de algum choro das crianças pedindo pela minha presença para dar banho ou outra coisa, ele fala a cada uma: "Eu também cuido de você, eu também gosto de você então eu vou te dar banho", e assim o faz, e quando vejo, logo em seguida todos estão às gargalhadas, envolvidos numa cena de amor.

Como já disse em outra postagem, acho mesmo que para ser um bom pai precisa ser muito macho. E macheza no melhor sentido (sim, como tudo na vida as palavras também podem carregar seus melhores ou piores sentidos). No caso, é aquela de quem se responsabiliza por suas tarefas, assume seu papel, faz os cortes paternos necessários como, por exemplo, quando ele provoca Mateus dizendo que sou esposa dele, e principalmente NÃO ter preconceitos ao demonstrar e construir afetos como, por exemplo, se mostrar sensível diante de um bebê e de uma mulher recém parida, frágil e cansado diante das dificuldades e amoroso em cada gesto nas novas relações que passam a ser vividas após o nascimento do filho ou filha, até mesmo com a pessoa, já que ninguém passa imune a essa experiência. Tem gente que acha que bebê junta casal, eu acho o contrário. Precisa mesmo muito amor e disponibilidade para dedicar-se aos novos laços afetivos, com suas delícias e desafios.

Eu tive esse pai presente e amoroso e não poderia escolher um pai diferente para meus filhos. Luiz é esse pai. Presente, inteiro, carinhoso, responsável, o que ajuda muito nossa relação de casal na medida que me dá espaço para eu ser mãe e também esposa, profissional, estudante, amiga, mulher. Nessa viagem, por exemplo, foi com enorme alegria que num dia de desencontro com as amigas que andei pelas ruas da cidade sozinha, sem rumo, à deriva. Vi cenas lindas como universitários se formando em festa com suas famílias, retomei minha vida, as escolhas que fiz, e colocando na balança as perdas e ganhos inevitáveis de todos processos, se é que as coisas podem ser entendidas dessa maneira, me senti mais uma vez absolutamente uma mulher de sorte, feliz. E Luiz é com certeza um dos responsáveis por tanta coisa boa ter acontecido em minha vida...

A começar por ele ter aparecido em minha vida, tamanha sorte, ou quando acreditou em mim, em nós, quando eu ainda era solteira convicta e não tinha percebido que já estava totalmente entregue a ele, ou quando acreditou que seria bom para a gente ter um filho e ainda, a cada vez em que continua a demonstrar com gestos, palavras, olhares o quanto vale à pena estar ao seu lado, junto de nossos filhotes, construindo nossa pequena grande vidinha de todo dia por meio de constantes discussões sobre nossas distintas, mas não contraditórias maneiras de ver o mundo.

Obrigada meu amor. Na época de nosso casamento li esse comentário de Rubem Alves (continuando minha homenagem a ele iniciada na postagem anterior):

"Nietzsche disse que só existe uma pergunta a ser feita quando se pretende casar: "continuarei a ter prazer em conversar com esta pessoa daqui a 30 anos?"

A resposta, é bem sabida... Te amo.



PS: Uma propaganda fofa que mostra um pai precisando assumir as rédeas da situação. Atenção, mulheres de plantão, precisamos abrir espaços para eles ainda que façam as coisas de um jeito diferente do nosso (e irritante por vezes)...rs. Porque é esse espaço, essa iniciativa e essas diferenças que fazem cenas lindas como essas...



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário