segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pelo fim da guerra

Amo História, amo histórias. Por isso, as aulas de literatura e de história eram minhas preferidas na época de escola. Por um tempo cheguei até mesmo a cogitar fazer faculdade de história. Mudei de escolha mas quiçá um dia venha a cursar esse curso por hobby em tempos de aposentadoria...rs.

Já naquela época, apesar de amar conhecer e pensar sobre as escolhas dos diferentes agrupamentos humanos e seus desdobramentos e assim compreender melhor os nossos modos de viver tinham alguns eventos que realmente por mais que tentasse eu não entendia...

A Pedagogia, como era de se esperar, não me ofereceu uma maior compreensão de todos os fenômenos históricos do mundo, contudo, ela me presentou com algo extremamente importante que foi o resgate e a valorização de minha própria história além da consciência de que ela começou muito antes de eu nascer. Sou parte de uma história muito maior que meus ancestrais começaram a construir há muito tempo, em conjunto, o que garantiu a sobrevivência da espécie e a construção de coisas materiais e simbólicas magníficas. Por isso, como disse uma aluna, precisamos ser gratos a eles, por tudo o que fizeram pela nossa existência. Somos todos conectados por uma mesma origem, em busca de sonhos comuns e com a possibilidade de construção e reconstrução de novos rumos, novos tempos.

Um desses conflitos que nunca entendi é entre Israel e Palestina. Uma guerra que não está em mim, definitivamente. Matar em nome de Deus? Como disse Rubem Alves:

"Não tenho problemas com Deus. Mas tenho muitos problemas com aquilo que os homens pensam sobre Deus."
"Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar."

O recente bombardeio mútuo entre os dois Estados tem matado milhares de pessoas e precisa parar. A matéria a seguir foi a que mais me encheu de esperança pelo que está sendo construído a respeito por muitos brasileiros como maneira de contribuir para mudanças necessárias de paradigmas em nossas sociedades. Que venham novos tempos de maior tolerância, respeito e paz!!!

http://outraspalavras.net/blog/2014/07/23/brasileiros-pedem-fim-da-violencia-contra-palestina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário