quinta-feira, 12 de junho de 2014

Vai Brasil!!!

Muito se falou sobre essa Copa, já que ela não saiu como esperávamos e como o Brasil merece!!!Mais uma vez, rolou "picaretagem" dos políticos, lucro dos grandes empresários, manipulação das grandes mídias, e a população à margem de tudo. Não é novidade isso tudo ter acontecido, uma vez que é uma situação que ocorre há muito tempo em nosso país, em diferentes esferas. Talvez a única novidade tenha sido a grande mobilização das pessoas reagindo a esse cenário, o que foi bem importante em termos de tomada de consciência coletiva, mas claro que com isso, vem novamente a manipulação da mídia, a impunidade dos políticos (os verdadeiros corruptos), os grandes empresários intocáveis e agora, em meio a tudo isso, uma parte da população mais conservadora.

Aqueles que apontam que isso apenas acontece no Brasil do PT estão muito enganado. Aqueles que apontam que esse texto foi escrito por uma petista, estão muito enganado. Aqueles que param de lê-lo seja porque não se convencem de que não sou petista, ou socialista/comunista como erroneamente generalizam os integrantes desse partido ou porque não o sendo,, não se interessam porque então sou de outro partido , ou alienada/capitalista/burguesinha como erroneamente também o fazem, estão muito enganados. Sou apenas uma cidadã que vê, na medida do que meus olhos conseguem enxergar, que as coisas estão muito erradas como estão, mas que poderiam estar muito piores se o fossem de outro jeito.

Como mãe e educadora, eu sonho com um mundo mais justo, porque principalmente acredito na humanidade. É verdade que a história das mentalidades é a mais lenta de todas, às vezes irrita tanto - as generalizações deturpadas, os preconceitos com os diferentes, o medo do novo, contudo, acima de tudo foco nas muitas conquistas já foram feitas, pelas próprias pessoas, então por que não acreditar que outras mais poderão vir a serem feitas, por elas próprias? Ou melhor, por nós??? Eu acredito!!!

Hoje é um desses dias históricos, desses que nossa postura em relação à Copa do Mundo de Futebol, que se inicia hoje mesmo poderá fazer a diferença em nossa movimentação política.

Aprendi muito com meu marido, amante do futebol, o quanto de política tem nesse jogo, já que pode mover multidões a darem mais um passo consistente em direção à construção dessa sociedade mais plena, respeitosa, digna e alegre. Exemplos na história não faltam (o mais recente e popular pode ser o filme "Invictus" que no caso, fala de futebol americano, uma vez que não importa o esporte ou o que quer que seja que nos move coletivamente), o que interessa e que justamente nos falta é termos cada vez mais clareza de que é importante para a construção  de nossa humanidade (sim, nós não apenas nascemos humanos, mas nos tornamos humanos à medida que vivenciamos experiências que qualificam nossa existência), experimentarmos situações significativas e coletivas que nos toquem e que possibilitem ressignificações de nossas concepções de mundo.

Assim, nesta Copa realizada no Brasil, não trata-se de maquiar o que foi feito, ou melhor, mal feito durante essa preparação , mas de assumirmos que essa Copa é nossa, com tudo de melhor e pior que ela representa de nossas vidas cotidianas, e por isso mesmo, nós podemos e devemos fazer o nosso melhor... em todos os sentidos!!! Porque é só assim que mudamos nossas realidades concretamente e não apenas no discurso. Nesse sentido, vale torcer, cobrar, comemorar pela seleção bem como discutir sobre nossa situação política, econômica, social e cultural, entrando em contato com outros pontos de vista, outras realidades, sem depositar todas mazelas num partido apenas, por exemplo, mas também sem desconsiderar o que cada partido precisa avançar, e principalmente refletir sobre nossa história e imaginar nosso futuro...

Um futuro, que a depender de mim, será bem melhor do que hoje - talvez não em todos os aspectos - mas o melhor possível, pelo menos no que diz respeito à construção de nossa experiência em coletividade. Hoje, afinal, temos essa chance e eu vou aproveitar essa festa com muito gosto ao lado dos amigos e de minha família.

Ensinando o que realmente importa: curtir uma Copa ao lado dos meus filhos!!! O que é infância sem essa vivência coletiva em que a razão vai-se embora diante da emoção de um gol???




E vai... Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário