segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Jovens estudantes de luta

Esses jovens estudantes que ocuparam (e não invadiram) suas escolas para defendê-las me encheram de orgulho e me deram mais ânimo para continuar acreditando que mudanças boas virão!

Neste caso, o problema não se trata da "reorganização" que o governo estadual de São Paulo insiste em dizer, mas da arbitrariedade em fazê-la. Esse tipo de medida precisa ser dialogada com todos os envolvidos e consideradas as especificidades de cada escola para encaminhamentos ajustados e não massificados a toque de redução de custos e camuflagem de outras intenções como a terceirização do ensino público.

A notícia em si não é exatamente uma surpresa para quem acompanha o desmonte que vem sendo feito na rede púbica de ensino estadual, contudo, ainda assim saber que o governo tucano no Paraná começou o ano batendo em professores que reivindicavam pacificamente seus direitos e termina o ano em São Paulo batendo em estudantes que não querem que suas escolas sejam fechadas é um absurdo. Tão absurdo é a população não se solidarizar com tais lutas que por mais que tenham alguns movimentos envolvidos manipuladores a maior parte refere-se a gente idônea que defende a melhoria do ensino público e não merece apanhar por isso. "Uma sociedade que bate em seus jovens que pedem por mais escolas só pode estar seriamente doente" como circulou no facebook. E pensar que muitos não os apoiaram justamente porque continuam polarizados PT ou anti PT, como se fazer política fosse igual torcer para time de futebol. Não é. Do mesmo modo que vejo problemas nos programas do PSDB vejo  no programa federal Pátria educadora, e todos merecem ser seriamente discutidos por todos, para que tenhamos um programa de qualidade.

Os estudantes deram um show de organização em seus protestos pela melhoria da educação - em todos os âmbitos. Organizaram-se nas respectivas escolas arrecadando alimentos com a comunidade, com a benfeitoria dos espaços e com atividades culturais. Frente à tentativa do governo de fechar cerca de 100 escolas, 200 foram ocupadas em solidariedade. Vitória deles quando conseguiram movimentar medidas judiciais que adiaram essa reorganização colocando essa questão na pauta das urgências e dando tempo para a busca por soluções mais efetivas. Vitória da educação, do empoderamento desses jovens.

Na torcida para que cheguem logo ao poder. Meu voto é deles.

Esses jovens aprenderam muito nesse tempo de luta em defesa da melhoria da educação ao exigirem um diálogo com o governo. Nesse período cuidaram de suas escolas - limparam jardins, banheiros, pintaram paredes e isso certamente vai fazer diferença na relação deles com esse espaço. Do mesmo modo aprenderam muito como conversar e refletir e isso certamente vai fazer deles estudantes mais críticos das aulas. Os professores que se preparem porque a molecada está mais exigente - no melhor dos sentidos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário