quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Lembranças que servem de lição: Carnaval

O Carnaval sempre esteve muito presente em minha vida. Minhas memórias são povoadas de músicas, fantasias, histórias dessa maravilhosa festa de nossa cultura popular.

Desde criança minha mãe me fantasiava para as festas da escola e os bailes no clube de Jambeiro, algumas feitas pela minha vó e outras reaproveitadas das apresentações de balé. Os bailes eram animados, mas bem mais divertidos eram os blocos de rua, onde me intrigava assistir os homens vestidos de mulheres, de bebês - cantando, dançando, felizes. Ainda quando criança, tive a indescritível experiência de desfilar algumas vezes em escola de samba, graças ao meu tio Carlinhos que até hoje é um grande admirador dessa festa. Meu tio tem muitas histórias maravilhosas a esse respeito e ainda bem tive a chance de aprender muito com ele.

Na adolescência novamente os bailes de Jambeiro, os desfiles de escola de samba e as micaretas pelas ruas de São Paulo, agora sem as fantasias e com a azaração acontecendo,  e o mesmo espírito animado e encantado.

Depois, vivenciei vários tipos de festa em diferentes lugares: Salvador, Rio de Janeiro, nos blocos de rua e desfilando pela Vila Isabel (mais um bom motivo para dar esse nome a minha filha), Ouro Preto, Praia da Ferrugem, São Francisco do Sul, São Luiz do Paraitinga, resgate dos blocos de rua em São Paulo. Cada um teve um brilho, um sabor e muitas, muitas histórias engraçadas! Mas acima de tudo meu encantamento pela festa só aumentou. É verdade que a maneira de eu me divertir nela, mudou com o tempo... sim, e ainda deve mudar mais, contudo, a batida, o ritmo, a possibilidade de nos entregarmos às músicas, às raízes, ao outro, ao velho e ao novo, às ruas, à fantasia, ao brincar, jogar, rir, se perder e se achar, enfim, a uma festa popular que ao mesmo tempo religiosa, profana e sagrada mexem muito comigo e toda vez que essa época do ano chega fico desejosa de me esbaldar! Para mim, esse é o verdadeiro espírito festivo do Carnaval.

Na escola em que trabalho existe uma valorização enorme às festas populares por entendermos que a cultura é um dos pilares de nosso projeto. Assim, foi com prazer e satisfação que estudamos a respeito e construímos com as crianças verdadeiras experiências por esse viés, o que NOS orgulha profundamente. Contudo, orgulho igual ou maior senti ao experimentar esse clima carnavalesco com meus filhos e assim temos pulado carnaval todos os dias aqui em casa.

Tudo se intensificou na terça-feira quando ao leva-los para a escola, fomos recebidos pelo grupo Sambaqui de samba de bumba. SENSACIONAL! Dancei, dancei, dancei, junto dos meus pequenos. Maior alegria do mundo. Carolina e Isabel paradinhas, mas atentas batendo palmas quando a música acabava e Mateus, quando mostrei como se dançava e chamei sua atenção para as batidas ficou super envolvido, voltando para casa cantando sem parar "Zé Pereira" e dizendo que a Rosangela, 'puxadora' do samba era a Pereira...rs. Mas o fato é que passamos a cantar essa e outras tantas músicas aqui em casa e com animação meus pequenos começaram a participar cada vez mais. Minhas meninas aprenderam a rodar a saia (coisa mais linda), Mateus viu que pode se fantasiar de outras coisas e não só de super-heróis (ainda que prefira), fizemos juntos uma máscara e hoje, mais uma vez recebidos pelo grupo de samba na entrada da escola eles estavam muito mais envolvidos. Rapidinho largaram as minhas mãos e foram para perto da batucada junto das professoras e dos colegas, também mais à vontade, o que demonstra que precisamos entrar em contato com essa vivência e possibilitá-las às crianças, pois uma vez tendo contato impossível ficar indiferente. Afinal, como diz o velho samba: "Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé".

Que venham outros Carnavais!!!
OBS: Mas não tão rápido, porque ainda quero curtir muito o desse ano que mal começou... Se tudo der certo vamos para Jambeiro, onde poderemos aproveitar algumas matinês na praça com meus pequenos, uma experiência que certamente será para mim emocionante por ter a chance de proporcionar a eles uma vivência semelhante de minha trajetória e que me foi tão especial!


Nenhum comentário:

Postar um comentário