quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Outros relatos: Míriam Mançano

Hoje me deparei com esse textinho da Míriam, colega dos tempos da faculdade e me enchi de emoção e pensamentos...

No texto ela mostra uma foto do filho com 1 ano que hoje comemora 18 anos. Às vésperas de minhas meninas completarem 1 ano, mais uma vez, me dei conta de que o tempo passa realmente muito rápido e então fiquei pensando que quando vamos decidir ter ou não um filho a gente sempre se imagina como seria um bebê em nossas vidas, mas dificilmente pensamos em sermos mães ou pais de um adolescente ou um jovem. E mesmo quando nos tornamos pais ainda assim estamos tão mergulhados na relação intensa e louca com nossos filhos e com as delícias e desafios de nosso cotidiano que é como um choque pensarmos que praticamente amanhã nossos filhos terão 18 anos!!!

Como será essa relação? O que terá mudado? O que terá ficado? Como eles serão? Como eu serei? Perguntas, perguntas e perguntas, sem respostas precisas, mas com algumas expectativas - todas de acordo com alguns princípios éticos que temos desde agora. Míriam, como genuína educadora também ressalta a necessidade destes, sendo para nós aqui de casa um deles: tratemos de aproveitar cada minutinho dessa relação!!!

E assim vivemos devagarinho sempre com um monte de histórias para contarmos sobre o jeitinho e o percurso de cada um, nos enchendo de orgulho pelos filhos que colocamos no mundo!

Mas hoje parabéns ao filho da Míriam, o Gabriel, um nome que também me traz muitas lembranças, já que o escolhi também ao meu irmão caçula, e vamos ao texto que é bem bom...


Hoje, o gorducho da foto, faz 18 anos.
Lembro que no dia que ele fez 1 ano, Dona Cida, a vizinha querida e companheira, me disse: "Nossa, como este ano passou rápido!". E eu: "Demorou demais, porque senti cada segundo deste um ano". (Gabriel não dormiu por seis meses - sem contar minha gravidez maluca - e chorava muito.)
Acho que só aquele primeiro ano demorou pra passar; os outros 17 voaram.
E não, não tenho foto recente dele, porque é o leonino menos leonino que conheço (odeia fotos). Assim como acha que é impossível ser feliz com uma temperatura acima de 20°, que sabe que o Saramago existe (rs), que deixa a irmã de boca aberta ao vê-lo com uma camiseta (emprestada do Thiago) do Salvador Allende; que chama o Chico Buarque de Chico Bento - será que é pra me provocar?
O nome Gabriel, é por causa da música do Beto Guedes, sim. A música diz "pra ser livre como a gente quis, quero te ver feliz". (Liberdade é princípio na Constituição aqui de casa, desde sempre.)
Gabriel, Bi, Biel ou "Bié" (como dizia a Vó Maria) é o 'meu pequeno grande amor'.

Ah! O nome foi uma escolha coletiva, com a super participação de Luiza Mançano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário