sábado, 19 de abril de 2014

Outros relatos: Rioco e Miruna

Acabei de assistir a mais um programa da série "Mulheres em luta", belíssima iniciativa da GNT em dar voz àquelas que sofreram com a ditadura, e me emocionei em especial no programa de hoje, o qual mostrava a história da mãe de minha amiga, e inevitavelmente dela também: Rioco e Miruna.

Rioco falou bastante sobre o machismo na sociedade daquela época, até mesmo dentro dos movimentos revolucionários, e quando se viu mãe de menina ficou mal, muito mal mesmo, piorando ainda mais quando se deu conta de que a partir de uma dose forte de medicamentos seu leite secou. Um dia, quando estava voltando a se sentir forte, fechou-se num quarto sozinha com a filha e surpreendentemente, após tanto tempo, Miruna voltou a mamar normalmente.


"Foi um momento de reconciliação... Ela me perdoou... E eu aprendi como é bonito ser mulher, com ela, nessa relação com a Miruna". Rioco

"Não foi uma escolha, mas fico muito feliz por ter proporcionado isso para ela". Miruna


Relação bonita, genuína e forte entre mãe e filha, dessas que um governo de ditadura deixa marcas profundas na alma, mas não consegue destruir de jeito nenhum, afinal, tratam-se de relações humanas, de entes queridos, de mãe e filha, de mulheres. Mulheres em luta, com orgulho!


"Cada dia uma agonia... e um pouquinho de alegria". Rioco

Nenhum comentário:

Postar um comentário