domingo, 7 de setembro de 2014

2 anos de Lina e Bebel!!!

Extremamente emocionada... Minhas meninas completam hoje 2 anos de nascimento!!!

Estou bem sensível desde que comecei a organizar umas fotos para a festinha delas na escola que revelem esse crescimento, porque é mesmo muito, muito emocionante acompanhar cada conquista e relembrar cada momento vivido. É verdade que tomei um susto ao saber que estava grávida de gêmeas, mas logo me dei conta da sorte grande que havia tirado ao gerar dois bebês de uma vez só. Nesse processo fui me preparando, contando com o apoio das pessoas ao meu redor.


Hoje, sinto uma saudade gigante do tamanho de minha barriga, de carregá-las, das duas me esmagarem, de nós 3 juntas e de Mateus nos acariciando. Ainda bem que podemos continuar nos apertando mesmo que estejam fora dela, e mais maiores.


 



Saudade do momento do parto, de ter registrado melhor na minha cabeça a carinha de cada uma quando chegaram. Vontade de congelar aquela cena. Mas foi tudo tão rápido, Luiz perdeu o nascimento da Carolina, meu médico também, e eu, em meio a choros emocionados por um parto intenso e natural de uma menina linda, estava ainda concentrada para que a chegada de Isabel também fosse intensa e perfeita. Em compensação uma das únicas cenas que tenho guardada em minha memória para sempre foi a de no momento de dar à luz a Isabel meu olhar cruzar com o de Lina que estava no colo de Luiz. Nesse momento, me entreguei completamente à emoção e me senti a mulher mais realizada. Desde então meu sentimento só cresce, e tenho cada vez mais orgulho por ter colocado no mundo duas mulheres tão "porretas"!!!

 
 
 
 
 Saudade de amamentar, de vivenciar esse momento de puro amor com meus três filhotes. Mas o maravilhoso é que como o amor cresce, cenas desse tipo também são vividas de maneira ampliada.
 
 
 

 
Saudade, saudade, saudade.

Apesar de meu desejo de reviver alguns momentos para "fazer melhor"' ou aproveitar ainda mais, não vivo presa no passado. Pelo contrário, tento me perdoar pelas falhas causadas pelas limitações inevitáveis para assim aproveitar o presente que ganhei de minhas escolhas anteriores.

Sem dúvida alguma, meu melhor presente nesse tempo presente são meus três filhos. E hoje é o dia delas, das minhas meninas, minhas flores, minhas passarinhas, minhas princesas, minhas molecas. Elas sempre foram deliciosas e a cada dia me surpreendem, me encantam, me deixam apaixonadas... tanto, tanto.  São simplesmente deliciosas e todos os dias me presenteiam com fortes abraços, gestos intensos, carinhos aos montes e cada vez mais, bate-papos elaborados.




É verdade que a vida ficou mais corrida desde a chegada das pequenas, mas verdade maior ainda é que a vida ficou muito, muito mais animada e principalmente, "encaixada". Atrapalharam em nada, como alguns acham, minhas virginianas chegaram para colocar ordem e maior sentido na minha vida. Sem elas, não há mais vida. A vida, a minha vida, só é possível assim... Não há outro jeito de eu existir plenamente. E dou minha vida para que a delas também seja plena. Sempre serei grata por elas terem me escolhido como mãe, e por me ensinarem tanta coisa sobre cumplicidade e autenticidade.

Minhas meninas são cúmplices como unha e carne. Desde pequeninhas, quando colocadas junta à outra, logo se tocavam e se acalmavam. Cresceram rindo e fazendo careta uma para a outra. Como uma ciranda da vida, circulavam engatinhando pelo espaço em direções distintas, depois se encontravam, se cheiravam e se tocavam, balbuciavam uma à outra e logo retornavam à exploração individual. Também brigavam, disputas por objetos eram comuns. Sempre tentamos não interferir muito e elas foram aprendendo a resolver suas questões sozinhas, sempre que possível. Aprenderam muito com o irmão, a inclui-lo, a exclui-lo, a imitá-lo. Ele também aprendeu com ela, que os tempos e as possibilidades de cada um são diferentes, que precisa marcar posição como dar espaço ao outro, dependendo do contexto e que uma comunicação de afeto se faz por meio de inúmeras linguagens. Desse modo, este tem sido o clima que se instaurou aqui em casa, de cumplicidade de irmãos que brincam e brigam juntos, que disputam espaço tendo como referência a ética dos adultos, e que aprontam juntos para escapar dessa mesma ética e acima de tudo estão sempre juntos, em relação. Somos seres coletivos, sobrevivemos e aprendemos dessa maneira solidária de troca. Que baita oportunidade esses meus pequenos tem tido!



Minhas meninas também me ensinaram que quando se tem este grau enorme de envolvimento não é necessário um brinco para diferenciá-las, o que é de uma não é da outra, somos seres únicos. Dessa forma nem é possível nos referirmos a elas o tempo todo no plural. Carolina, Lina, Linoca Tibiriroca, Carolinda e Carol é uma, e Isabel, Bebel Saracutel, Bel, Belzinha, Isabel La, e outra. Ou vice-versa. E que temos que preservá-la dessa tentativa das pessoas de as igualarem sem prestar atenção aos seus detalhes e expressões como de diferenciá-las como mais ou menos "quem é mais sapeca? quem é mais inteligente?". Uma vez que somos todos diferentes sempre haverá uma mais e outra menos para cada ponto, mas se já é complicado, injusto e muitas vezes improdutivo fazer isso com uma gama maior de pessoas imagine com apenas duas... tão novinhas e que estão se experimentando. Tão lindo ver o que é só de uma, e o que é só da outra, e mais lindo ainda quando elas trocam de jeitinhos ou ampliam suas expressões. Fico simplesmente encantada em acompanhar esse processo das duas e de cada uma, e principalmente em ter a chance de construir laços afetivos entre todos e com cada um.



Fios da vida que tem sendo tecidos por nós, com muito amor, e principalmente, gratidão pelo privilégio de gerar 3 filhos que amo de paixão e acompanha-los todos os dias em suas grandiosas experiências.


Carolina, minha filha doce e guerreira, sou completamente apaixonada por você. Meu bebê anjo que aprendeu a berrar para chamar pela mamãe quando eu estava atrapalhada. Até hoje minha menina risonha, da gargalhada deliciosa, quando decide por algo grita com toda força. Intensa, viva e cheia de energia, "chega chegando" em todas as situações, porque quer mesmo aproveitar tudo. Sabida, gostosa, fofa, minha menina que quer sempre estar junto de todo mundo, mas também sabe mergulhar numa experiência e esquecer-se do mundo ao redor assim como a mamãe. Você me faz um bem danado e sempre vou me esforçar para te ouvir sorrindo, porque quero aprender contigo e sei que vale à pena!


 


Isabel, minha denguinho sapeca, sou completamente apaixonada por você. Como não ser? Você é carinhosa, adora agarrar, apertar, abraçar, beijar tudo e todos ao seu redor, uma coisa de gostosa. Tenho tanto a aprender contigo. Sabida, sempre quer ajudar e antecipar as coisas que vão acontecer. Sempre me surpreende! Seja num gesto de afeto, seja numa ação independente de quem sabe que está nesse mundo para viver coisa boa e vai atrás, e persistente que é, não espera acontecer, parecendo tanto a mamãe nessas horas "metida" a fazer as coisas sozinha. Vive intensamente, cantando e dançando com leveza e delicadeza. Um charme só! Você me faz um bem danado e sempre vou me esforçar para te ver cantando, porque vale à pena!



Minhas meninas, vocês são filhas maravilhosas. Desejo a cada uma muita saúde e energia boa para viverem mais um monte de coisa boa. Amo cada uma de um jeito que vocês nem podem imaginar, só quando virarem mamães saberão... Enquanto isso o que é importante mesmo é as duas terem certeza de que podem contar comigo, sempre, para voos cada mais profundos e mais altos, ou do jeito que quiserem...

 
 
 
PS: Mateus, meu querido, foi você quem me tornou mãe, lembra? Todo meu amor e gratidão. Vamos hoje cuidar muito para que o dia das nossas meninas seja bem especial, e assim todos nós vamos nos divertir muito. Te amo demais para sempre.



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário