segunda-feira, 1 de abril de 2013

Outros relatos: Miruna Genoino


Há tempos quero registrar aqui algum texto de minha amiga Mimi. Primeiro, porque ela é uma amiga querida, segundo, porque além de uma pessoa especial e educadora exemplar é uma super mamãe - uma baita referência para mim, e por último, porque seus textos são precisos e emocionantes. Mas na correria ainda não havia colocado nada por aqui e para minha surpresa, ela mencionou uma postagem minha em seu blog. Foi então que me senti ao mesmo tempo honrada e envergonhada por não ter feito a mesma homenagem a ela. Mas ainda está em tempo, né?

Segue seu relato sobre sua enorme dor no peito por ficar longe durante uma viagem de seus filhotes Paulinha e Luismi - típico de toda mãe, e suas palavras sobre sua força, superação e amor aos filhos - sentimento (infelizmente) não típico de toda mãe. Enfim, um texto que vale à pena ser lido por todas as mães que sempre buscam refletir sobre suas relações com os filhos e por aquelas que acreditam numa rede de trocas de experiências.



Como você teve coragem?





Meus filhotes longe de mim mas perto de pessoas muito
importantes na vida deles e que vivem longe...


Uma grande amiga minha, logo após ter dado à luz a duas meninas gêmeas lindas me disse que ia fazer uma lista das perguntas mais recorrentes que lhe faziam toda vez que a visitavam, sendo uma delas perguntar como estava o filho mais velho, por exemplo.



Nesses meus dias sem família nuclear por perto tenho lembrado muito da Ju e da sua vida cheia de perguntas, porque o que mais tenho ouvido é um monte de perguntas, bastante frequentes... são elas:



1) Como você consegue deixar seus filhos por duas semanas?

2) Como você aguenta ficar longe dos seus filhos?

3) Você vai deixar todos os anos?



E por aí segue...



Mas uma das piores coisas não é ouvir as perguntas, mas sim algumas respostas como: eu nunca deixaria, eu não conseguiria, não deveria... sim, porque quando acontece isso, um turbilhão de sentimentos vêm à minha mente: será que a pessoa acha que eu não sinto saudade dos meus filhos tanto quanto ela sentiria dos seus? Será que as pessoas acham que eu sou uma mãe desligada dos filhos e por isso "aguenta" se separar deles? e a mais frequente: será que sou louca de ter deixado meus filhos ficarem longe de mim?



A verdade é que entendo o espanto das pessoas, ainda mais porque ninguém nunca vai saber o que é casar com um estrangeiro até viver isso diretamente... estar com alguém de outro país, que largou tudo, deixou seu mundo para trás e veio ficar com você do outro lado do oceano significa ter dia após dia a prova concreta do amor que ele sente, é ter muito mais exclusividade, afinal o mundo dele está distante, mas é também ter de ajudar e apoiar o máximo aquela pessoa que tanto se sacrifica todos os meses do ano para que possamos estar juntos.



A verdade é que por mim a Paulinha e o Luismi NUNCA se separariam de mim. Ficariam grudados comigo as 24 horas do dia, sempre. Mas depois eu trabalho, eles estudam, eu saio com as amigas, eles brincam na casa dos amigos, eu vou ao cinema, eles dormem na casa dos avós. O que é a vida de uma mãe sem os momentos de conseguir se afastar e a alegria de se reencontrar? Pois bem, eu por mim nunca ficaria duas semanas longe dos meus filhos, mas depois vejo meu parceiro, meu marido e sei que ele também, como pai, tem todo o direito de querer levá-los para sua terra, para suas raízes, para viver a sua tradição da semana santa.



E aí, minha gente, não é coragem não, não é aguentar não, é amor, muito amor. É só o amor que faz a gente conseguir dar conta de certas coisas, eu sofro e muito, eu por mim também diria que não a todas estas perguntas, mas a vida nos coloca diante de situações onde o ideal de uma resposta nunca é a realidade que vem com a pergunta... me sinto orgulhosa de sentir um amor tão grande que me faz conseguir "deixar" (entre aspas porque os filhos não são só meus...) meus filhotes ficarem longe de mim e me sinto muito orgulhosa da Paulinha e do Luismi conseguirem com muita força, ficarem longe da mãe...



Ainda bem que a volta está próxima...



Mimi querida, você é uma linda e guerreira como mãe e seus filhotes, umas coisas de fofura! Espero que aproveite muito a volta dos pequenos. Beijo grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário