domingo, 1 de setembro de 2013

Uma pausa para uma pose

Ontem vivi uma situação maravilhosa e exaustiva ao mesmo tempo: uma sessão de fotos com minha família no estúdio de uma amiga das antigas, a Renata.

O projeto nasceu de um desejo de ter uma foto bonita de nós 5, de meus 3 filhos e de minhas flores que vão completar 1 ano, após percebermos que temos poucas fotos devido à correria do dia a dia, nossas máquinas estarem quebradas e principalmente porque é muito difícil conseguir uma foto em que todos estejam sorrindo no mesmo instante. Sempre tem alguém olhando para trás, com a boca torta ou se mexendo! Uma loucura... rs. As meninas então quase não têm fotos se comparadas ao Mateus, que por outro lado tinha nessa mesma época de vida, em excesso. E quando elas têm, estão juntas, difícil termos de cada uma sozinha. Além disso, sou uma pessoa que prefere o olho no olho do que olhar pelas lentes então muitas vezes perco de registrar alguns momentos preciosos de conquistas, de beleza e sapequice de meus filhotes, porque estou mergulhada nesse contato. Maior orgulho dessa minha escolha, mas claro, que ao registrar as experiências apenas em minhas memórias algumas delas se perdem, se distorcem. Inevitável.

Foi então que decidi buscar um profissional para registrar esse momento único de nossas vidas. Temos a sorte de conhecer algumas fotógrafas sensacionais como a Flávia que tirou fotos de minha gravidez de Mateus, da Aloyne que tirou de minha gravidez de Lina e Bebel (de presente!), mas recentemente, por obra do acaso "esbarrei" com a Re, grande amiga dos tempos do colégio, e por coincidência descobri que se especializou em tirar fotografias de crianças em seu estúdio, e fofa - como sempre foi, ela fez questão de também presentear meus pequenos com a captura de seus gestos, olhares, sorrisos e bagunças.


Vi apenas 2 imagens dessa experiência e já foi o suficiente para me deixar ainda mais orgulhosa por ter gerado junto de me companheiro Luiz seres tão "gente boa", como a própria Renata definiu. Além disso, me senti orgulhosa desse presente especial ter vindo de uma amiga tão querida, alguém que até então estava apenas nas minhas lembranças, mas que agora passou a fazer parte novamente de meu presente, quiçá de meu futuro quando nos pegamos sonhando com a possibilidade de encontros de meus pequenos e de sua florzinha Juju, esse sim o maior presente de todos!

Tem gente que conseguiu manter as amizades lado a lado por toda a vida e gente que acredita que os amigos que ficaram são aqueles realmente importantes. Eu não acredito em nenhuma das duas coisas. Acho que quem mantém as relações antigas, por um lado é sortudo por estar ao lado quem lhe importa mesmo, mas é comum deixar assim de investir em pessoas novas, que nos surpreendem e nos trazem outros pontos de vistas, e como perdi muita gente querida pelos caminhos da vida, gente que me fazia um bem danado, mas ficou no passado, acredito que as pessoas de minha vida deixaram diferentes marcas em mim e vendo as coisas por esta perspectiva, elas ainda estão comigo, ainda que nem saibam o quanto. Tudo isso para dizer que me fez muito bem abraçar a Re de novo, sentir que a gente é capaz de criar laços afetivos que permanecem intactos apesar dos pesares. Re querida, obrigada pelo seu gesto e me desculpe pela bagunça!

Sim, eu e meus pequenos fizemos a maior bagunça: agora vem a parte exaustiva da experiência... Acordamos e os 3 estavam com o nariz cheios de "meleca", Isabel - mais uma vez! perdeu um brinco, Luiz que agendou corte de cabelo em cima da hora, fui passar um vestido das meninas e descubro que estava com aquele negócio afixado (!) e não tenho a menor ideia de onde coloquei a nota fiscal nem como tirá-lo (aff!), Mateus que pegou meu batom para fazer bigode, o que me fez esquecer a maquiagem em casa, Carolina que subiu na cadeira, Isabel que comeu papel, enfim, saí exausta de casa e no caminho percebi que o "mapa" havia sumido. Isso sem mencionar que no dia anterior estava numa crise se aceitava a sugestão da Re em levar 2 bolos para uma sessão intitulada "smash the cake" (esmague o bolo), ideia norte-americana (claro!) de fazer as criancinhas enfiarem as mãos nos bolos e maravilhadas com o açúcar abrirem os sorrisos mais deliciosos do mundo. Depois quero falar disso com calma, mas o fato é que apesar de achar que essas fotos ficam lindas não me parecia nada coerente ter restringido o doce da alimentação das minhas pequenas e de repente oferecer duas bombas a elas. Ainda mais num mundo marcado pelo excesso do consumismo e obesidade.

Assim cheguei super agitada ao estúdio, com tudo isso na cabeça. Ainda bem que Re estava calma para me lembrar de que eram apenas fotos, estava tudo bem. Fotos que deveriam ser divertidas para marcarem o nosso momento especial. E foi assim que apesar de ficar no inicio um pouco desconcertada naquele lugar tão diferente de meu dia a dia conseguimos relaxar vendo nossos filhos se curtindo: Mateus abraçando as pequenas, elas se olhando, pegando os laços de cabelo uma da outra, mexendo nos fios, comendo umas flores de enfeite que levei e também os dois cupcakes, solução que encontrei, já que eram pequenos, sem recheios e coberturas e com redução de açúcar. E confesso: ao final foi mesmo muito divertido ver a carinha delas experimentando mais um novo sabor desse mundão - sabor tão bom, não é mesmo?

E que venham mais e muito mais momentos como esse, porque afinal, toda experiência é mesmo intensa em todos os sentidos, o que nos leva a pensar em como estamos conduzindo as nossas escolhas, como as aproveitamos e, principalmente, como nos beneficiamos delas.

Super indico:
Renata Castilho (Re com Re)
http://www.renatacastilho.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Renata-Castilho-Fotografia-Infantil/255526304470468

Aloyne Silveira
http://aloynesilveirafotografa.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário