quinta-feira, 26 de maio de 2016

Pietro, Benício, Tarun, Elisa, Stella e Joaquim: sejam bem-vindos!!!

Outro dia na escola fui conversar com uma turma de alunos sobre minha experiência como blogueira, uma vez que eles vão se arriscar também nesse sentido. Foi bem interessante resgatar o nascimento deste blog...

Mateus tinha 3 meses, fui a uma consulta pediátrica, onde só chorei. Mateus nasceu lindo e saudável, o amei loucamente no primeiro instante, Luiz vinha sendo um pai super presente, nossos familiares nos apoiavam. Por outro lado, as mudanças foram profundas na alma, deixar de ser só filha para ser mãe, ouvir tanta crítica, sentir-me tão insegura, frágil, a licença maternidade que estava acabando, a volta ao trabalho que tanto amava, mas que naquele momento parecia não caber dentro de mim.

A verdade é que aquele amor ainda não cabia dentro de mim, tudo em mim estava sem lugar, em suspenso...

Tanto amor, tanta dor.
Tanta coragem, tanto medo.
Tanta força, tanta fragilidade.
Tanto aprendizado, tanta insegurança.
Tanta transformação, tanta resistência.
Tanto riso, tanto choro.
Tão eu, tão outra de mim.

Foi naquele momento que percebi como precisava de ajuda. Escrever sempre foi uma forma de expressão importante em minha trajetória, por isso naturalmente me vi escrevendo loucamente. E qual minha surpresa quando me dei conta dos efeitos que minhas palavras causavam nas pessoas, já que falava de minha experiência subjetiva com a maternidade, contudo, de alguma forma falando de sentimentos que todas mulheres sentem nesses momentos, ou ainda que não os mesmos, mas parecidos no sentido de precisarem de um tempo para se reencontrarem, diferentes e assim conseguirem se encontrar com os filhos, os companheiros, o trabalho, o mundo.

A maior delícia de todas, que é ter um filho ou uma filha (quando se deseja e tem apoio de toda comunidade), não poderia vir sem dificuldades que dizem respeito às transformações que passamos. Poucas certezas me cercam na vida, uma delas: um filho nunca é só da mãe, mas de toda uma comunidade. Quando uma mãe é omissa constantemente tem uma comunidade que também o é com ela e seu filho.

A rede de mães que se formou em torno de mim foi salvadora de minha saúde. Consegui me libertar sendo mãe ao invés de me aprisionar como acontecem com muitas mães sem apoio. Serei grata eternamente, e desde então sinto-me responsável ainda mais pelas mulheres do mundo. Ser mãe me reconectou a todas nossas antepassadas, a toda uma história de luta de cada mulher e de todas elas. Sou parte dessa história e construo história cotidianamente por nossa liberdade.

Toda essa rede me fortaleceu e nesse processo, comigo me conhecendo mais como mãe de Mateus e depois minhas meninas Carolina e Isabel e conhecendo cada um deles, esse blog inevitavelmente se transformou. Se antes precisava falar das gracinhas dos filhotes e de minhas crises iniciais, agora tenho sentido necessidade de compartilhar da beleza e desafios de ser mães nesses tempos contemporâneos.

Agora, na correria da vida e em privilegiar meus momentos com meus filhos e no trabalho acabo escrevendo pouco nesse espaço como se precisasse de inspirações ou indignações. Hoje, são as inspirações que me chamam até aqui: os muitos nascimentos de bebês fofos que preenchem minha vida de sentido de que esse mundo vale muito a pena e, claro, os muitos nascimentos de mamães, para mantermos viva nossa rede de afeto.


Pietro: seja bem-vindo!!!

Nasceu Pietro, filho de minha querida amiga Edna, e para ambos desejo tudo de maravilhoso! Edna é uma mulher guerreira que pariu ao mesmo tempo Pietro e sua tese de doutorado. Linda, sabida e divertida, morro de saudades de nossas discussões e aventuras. Que esse novo caminho possa, quem sabe, nos conectar ainda mais.

Benício e Tarun: sejam bem-vindos!!!
Os dois fofuchos são filhos do Rapha, irmão de minha grande amiga Leka. Desejo muita luz, sabedoria e alegria a todos vocês. As crianças sempre são um presente que devemos aproveitar!

Elisa: seja bem-vinda!!!

Nasceu Elisa, filha da Flor, do Gui e irmã do Miguelito, uma menina sortuda que nasceu numa família recheada de afeto!!! Toda a felicidade do mundo pra vocês!

Stella: seja bem-vinda!!!
Nasceu Stella, filha da querida Camila e seu marido. Pelas fotinhas que vi achei a pequena linda tal como a mãe. Desejo tudo de maravilhoso a essa família que desde a gestação vem se definindo como 'somos três', já num exercício de se preparar para a chegada de um ser que ilumina as relações.

Joaquim: seja bem-vindo!!!
Joaquim é filho da Juliana e de seu marido, e também é uma belezinha pelas fotos que eu vi. Ju é outra linda que certamente vai se aproveitar das belezas que vêm junto com as transformações da maternidade. Compartilho aqui o vídeo que a emocionou um pouquinho antes de virar mãe...










3 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho Jú!!! Com certeza vãos nos conectar mais! Um abraço beeem apertado!!!

    ResponderExcluir
  2. * Corrigindo: vamos nos conectar mais!

    ResponderExcluir
  3. imagina querida, um prazer dar boas vindas por aqui! vamos sim nos conectar mais! beijo

    ResponderExcluir