segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Ano velho...

Na verdade, vamos combinar: o que muda efetivamente em nossas vidas do dia 31 de dezembro para o dia 1° de janeiro??? NADA!!! Trata-se apenas de um dia depois do outro, o hoje e o amanhã. Mas ao mesmo tempo, como somos sujeitos simbólicos, isto é, atribuímos significado às coisas, essa mudança de dias que poderia ser tão corriqueira como todas as demais faz com que mude TUDO!!!

Acreditamos, porque precisamos, que no ano novo as coisas podem ser totalmente diferentes ou exatamente iguais, dependendo do que desejamos, do ano que foi vivido. E essa percepção faz toda a diferença em nossas vidas: é uma marca, um símbolo, algo mais concreto pelo que podemos acreditar, lutar e mudar.

Por tudo isso, hoje, dia 31 de dezembro de 2012 é dia de agradecer o ano que passou, deixar para trás as coisas ruins e focar nas coisas boas para que se renovem na chegada do ano novo. Dia de fazer os rituais que cada um acredita, ter fé que a vida apesar dos pesares é muito boa e vale à pena ser vivida.

Neste ano em especial, quero muito mais agradecer do que pedir. 2012 foi especial: completei 5 anos de casamento, 10 anos de namoro, minhas flores Carolina e Isabel nasceram e Mateus completou 2 anos. Enfim, minha família aumentou e se intensificou. Peço apenas que as coisas em minha vida continuem intensas, significativas e maravilhosas.

Mateus tem nos ensinado muito quando mostra o quanto é difícil lidar com uma mudança em nossas vidas como foi o caso dele com a chegada das irmãs, mas como algumas delas nos deixam marcas profundas e por isso mesmo são definitivas. Outro dia estávamos indo embora da casa dos meus pais cheios de sacolas e nem percebemos que estávamos esquecendo as meninas no quarto. E foi Mateus quem nos lembrou!!! Ai, ai... Além dessas marcas fortes, de maneira geral todo mundo de minha família está com saúde ou lutando com forças por ela, desenvolvi uma relação extraordinária com meus alunos no primeiro semestre e fizemos descobertas sensacionais sobre a história da evolução, vivi momentos tocantes com minhas amigas ao vê-las sendo mães, esposas, namoradas, promovidas no trabalho ou simplesmente trocando um abraço ou uma mensagem carinhosa e o dinheiro que nunca foi farto, pelo menos não faltou.

Peço também que algumas mudanças importantes em nossa sociedade aconteçam, pois está cada vez mais difícil conviver com certas atrocidades. Sou defensora de que temos que lutar por um mundo melhor para nossos filhos, mas acima de tudo que também lutemos para deixar filhos melhores para esse mundo. E por isso, meu maior pedido é que meus 3 filhos possam continuar se desenvolvendo de maneira plena, alegre, com saúde e com coração.

Beijo grande, Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário