sábado, 8 de março de 2014

Melhor presente para o Dia da Mulher não há!!!

Ontem minhas duas flores, Carolina e Isabel completaram 1 ano e meio de nascimento, melhor presente para o Dia Internacional da Mulher - que é hoje - não há!!! Realmente estou muito feliz de ter colocado nesse mundão duas meninas tão especiais que me enchem tanto de orgulho. Amo, amo demais da conta.

Poderia ficar um tempão elogiando as duas ou contando sobre suas sapequices ou ainda falando de todo meu amor por cada uma, mas realmente o que vale dizer hoje é que minha alegria é imensa em tê-las em minha vida. Simplesmente o mundo para quando elas começam a brincar, dançar, sorrir... Meu mundo cor de rosa!!! Só desperto mesmo quando elas começam a brigar seja pela disputa de um brinquedo ou pela atenção do vô; brigas que têm sido menos frequentes desde que voltaram à escola nesse ano. Outra escola, agora a minha, do Luiz e do Mateus, e com muita alegria os 3 têm ido juntos de mãos dadas fazer a maior farra com uma turma de colegas queridos e professoras cuidadosas.

Lina e Bebel me encantam com sua meiguice, delicadeza dos olhos nos olhos, de observarem os mínimos detalhes, do riso e carinho em abundância, da tranquilidade em se adaptarem a qualquer lugar e pessoas, de demonstrarem amor incondicional uma a outra, ao irmão, a mim, ao Luiz e a todas as pessoas de nosso entorno como também me impressionam com sua força para marcar posição, para reclamar - até mesmo de jeito mal educado (socorro!), determinação para conseguirem o que querem e abertura para negociarem conosco sobre o que desejam. Simplesmente duas meninas deliciosas!

Durante a gestação delas, no início, cheguei a palpitar que esperava por dois meninos. Logo me dei conta de que na verdade dizia exatamente o contrário do que sentia pelo receio em ser mãe de duas meninas de uma vez só. Esclareço: sempre fiz boas amizades, mas nunca fui grudada em ninguém. Tive fases mais ligadas em uma amiga ou em outra, mas sempre que estávamos ligadas demais a ponto de eu me perder de mim mesma, sobre minhas escolhas, preferências e a vontade de construir novos laços acabava me afastando, uma consciência que apenas tive com o passar dos anos e que me ajudou nas novas escolhas e principalmente em perceber o efeito que esse movimento interno causara em minha trajetória: é verdade que acabei perdendo do contato diário algumas pessoas queridas, por outro lado, de alguma maneira elas continuaram impregnadas em mim pelas marcas que cada um deixa na gente. Marcas na alma. Assim, tive receio de que minhas meninas pudessem fazer o mesmo comigo, me excluindo dessa ligação tão forte que sabemos que existe entre irmãs gêmeas, quase inexplicável. Enfim, receio de serem grudadas uma na outra ao estilo "Mimi e Cocó" além de serem mais superficiais e não tivessem a ver comigo querendo ir ao shopping toda a hora, usar maquiagem. Por sorte, me dei conta de que estava tendo uma piração total e tive a chance de ainda durante a gravidez resolver essas questões de minha cabeça (e outras tantas que também pairavam por ali) para assim recebê-las de coração e braços abertos!!!

Nesse processo, uma maravilhosa constatação: ao resgatar minha história de luta pelos direitos igualitários em nossa sociedade e a tomada de consciência sobre a força da mulher, e em especial sobre a minha potência, percebi  o quanto desejava colocar uma mulher nesse mundo, e que sorte eu tinha por poder colocar duas de uma vez só. DUAS!!! As minhas duas meninas, minhas parceiras!!!

Por tudo isso, é com muita, muita alegria que há 1 ano e meio tenho vivido uma relação intensa e amorosa com cada uma delas e com as duas juntas. Fiz até mesmo uma música de "nós 3" que elas já reconhecem e me pedem o tempo todo para cantar e fazer os gestos (nesses momentos cuido para não excluir meu pequeno Mateus... rs). Mas o mais especial é que hoje, mais do que nunca, sei que sou parte delas assim como elas são minhas, ainda que venham a ter preferências distintas das minhas. Temos uma unidade que é nossa história, nosso afeto, nossa ligação. As diferenças vão inclusive servir para que possamos nos lembrar de que somos diferentes ainda que tenhamos diversas ligações entre nós: nós 3, elas duas, nós 4, nós 5, nós família, nós do mundo, elas com o mundo.

Minhas meninas que sempre vão ser minhas, tão desejadas, cuidadas e amadas, mas que também são desse mundão; um mundão que sempre precisará de mulheres guerreiras (e também de homens íntegros) em sua urgente e permanente construção de uma sociedade igualitária e harmoniosa - essa sim a verdadeira razão para o Dia da Mulher existir.

Como mãe, mulher e educadora, me esforço para fazer a minha parte sendo um bom modelo para minhas meninas e meu menino além de meus alunos e alunas construírem novos tempos, e desse jeito sigo sonhando com suas conquistas futuras que certamente também serão minhas como de todas nossas ancestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário