sábado, 1 de março de 2014

Para refletir: a alma do negócio


Realmente uso o facebook para me engrandecer e não me enaltecer. Eis mais uma prova: há muito tempo assisti a esse documentário "Criança, a alma do negócio" promovido pelo Instituto Alana e em choque fiquei. Não sei por quê na época não publiquei por aqui. Mas ainda bem que minha amiga Inez Pinheiro, com suas sábias palavras que seguem abaixo, publicou recentemente em sua página, e dessa vez me vi na obrigação de compartilhar com mães, pais, educadores e gente interessada em continuar sendo gente da melhor qualidade, o que vem ocorrendo - NA NOSSA FRENTE TODOS OS DIAS!!! - com gente pequena que não tem condições de se defender desse apelo ao consumo exacerbado nem de fazer uma reflexão sobre o que estão perdendo ao manifestarem suas "vontades", pouco genuínas e distantes de uma infância saudável. Cadê uma legislação respeitosa sobre os direitos das crianças e do adolescente e cadê os adultos responsáveis por essas crianças que inclusive no documentário pouco manifestam uma postura como formadores dessas crianças???


Fica então a necessária reflexão proposta por Zizi:  

Estamos vivendo numa época em que é difícil dizer não para o pedido de uma criança, quando "todos têm tal brinquedo, todos fazem tal coisa"… E não é fácil mesmo!
Mas esse vídeo é uma das coisas mais sérias que já assisti sobre o assunto e obviamente
foi pouquíssimo divulgado, uma vez que critica justamente esse apelo e precocidade do consumo dos pequenos.
Somos um dos raros países onde não há uma censura séria da propaganda para público infantil, pelo contrário. Cada vez mais bombardeia-se as crianças com comerciais apelativos… Uma das cenas é chocante: numa entrevista com 5 crianças, 4 dizem que preferem "comprar" do que brincar… socorro!! 






 

OBS: Para quem quiser conhecer o trabalho sério do Instituto Alana, é só entrar no site: www.alana.org.br

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário