sábado, 13 de dezembro de 2014

Sem palavras...

Ontem, último dia de aula dos meus alunos e alunas, emoção pura.
 
Ouvir deles que o coração está 'apertado' com o ano que vem, com os medos dos novos desafios, está 'tremendo' por tudo que sentem, está 'rachado', metade tristeza, metade alegria ou repleto de felicidade pelas conquistas e pelas merecidas férias. Emocionante!!! Como cresceram rápido, parece que foi ontem que os acolhi em sua chegada à unidade nova, dos 'grandes'. Por outro lado, essa maluquice de nossas percepção sobre o tempo, pois também me parece que faz anos que assumi a nova função, quantos desafios e aprendizados feitos, e quando um pai me cumprimenta por um ano belíssimo na orientação, meu primeiro, perco a fala e me dou conta de tudo que vivi, e que este também é um ano de despedida para mim, do que passou e não pode ser recuperado, mas pode ser comemorado por sua intensidade.
 
Em seguida, com o meu coração apertado sigo correndo para a unidade de meus filhos, porque também é o último dia de aula deles, quero parabenizá-los por suas conquistas. Me emocionei em meio a esse clima e por sorte a chuva que tomei nesse percurso disfarçou minha cara de choro quando cheguei lá.

Nesse tempo de secura, uma abundância de água! Um presente...
Chuva de lavar a alma, de recarregar as energias, de nos lembrar que a vida é viva!!!
Sem palavras...

Num ano em que me debrucei sobre as palavras, seus significados, cheiros, sabores... E minhas meninas aprenderam a falar todas as palavras do mundo, e Mateus as quer lê-las e escrevê-las a todo custo, fico sem palavras para agradecer as professoras e toda equipe por tanto trabalho e afeto para comigo e com meus pequenos. Também sem palavras para expressar o que estou sentindo em poder acompanhar o crescimento dos alunos e alunas e de meus filhotes.

Tive apenas abraços, abraços e abraços para oferecer. Gratidão e felicidade no ar.

A chuva não parou e as crianças, sempre elas, tão sensíveis, se contagiam pelo clima e fizeram o que nós adultos gostaríamos de fazer: viveram com seu corpo a plenitude do momento! Arrancaram suas roupas e dançaram, cantaram, correram, pularam, se lambuzaram de água, areia nesse encontro consigo, com o outro, com o espaço e os cosmos. Tempo de finalização de um ciclo, com uma pausa revigorante e a perspectiva de um breve recomeço. As crianças sabem disso, que a vida não para, e por isso não brincam para viver, mas vivem para brincar. Está aí a "formatura" de meus pequenos!

Em breve começará mais um novo tempo que certamente deixará novas marcas em cada um de nós que todos os dias nos abrimos para nos relacionarmos uns com os outros nessa vida em movimento que é linda, muito linda, e que me enche de gratidão.

Mais uma vez, fico sem palavras, apenas mergulhada na cena que as crianças nos presentearam...

Nesta foto, Carolina ali ao meio, linda, leve e solta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário