quinta-feira, 26 de março de 2015

Prêmio Excelência Mulher... Uma homenagem a Maria Cecilia Lins

O Prêmio Excelência Mulher, criado em 2005 pela Fraternidade Aliança Aca Laurência e apoiado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - Diretoria Distrital Sul, é considerado o evento mais importante em homenagem à mulher no Estado de São Paulo.
Em sua 11ª edição (2015), este prêmio - com a finalidade de reconhecer mulheres que se destacam em suas atividades, em serviços sociais e filantrópicos - homenageará em solenidade em grande estilo 50 mulheres muito especiais. (www.redesemfronteiras.com.br)
 
 
É com grande alegria que compartilho com vocês que Maria Cecilia  de Almeida e Silva Estellita Lins foi uma das grandes homenageadas deste evento. Parabéns, minha querida amiga, você merece esse prêmio por todo seu compromisso com a ampliação da ONG Pró Saber para além do Rio de Janeiro, idealizando e construindo um espaço educativo transformador em Paraisópolis (SP), o porto seguro de muita gente, a 'nossa casa'.
 
Utilizando como premissa as palavras de Mário Quintana: "Democracia é dar a todos o mesmo ponto de partida", "O Pró-Saber SP sonha ser um território de paz, de solidariedade, neste país onde as diferenças de oportunidades oferecidas para cada cidadão brasileiro ainda é uma imensa injustiça." (www.prosabersp.org.br)
 
Essas e tantas outras sábias palavras preenchem o ar e inspiram todos que adentram o pequeno portão de entrada e logo se deparam com um amplo mundo de possibilidades que acontecem nesse espaço. Neste encontro, cada um demonstra reações diversas, porque ficar indiferente, é impossível. O chão pisado por muitos pés constroem o ambiente como também indicam o lugar real onde cada um está e o lugar imaginário, onde pode-se chegar, caso exista coragem para se movimentar... junto! As relações acontecem no olho a olho como única forma de  se criar respeito, solidariedade, incentivos, contornos. As histórias que constituem as subjetividades de cada parte como do coletivo dão sentido, identidade e verdade ao projeto e a cada sujeito que escolhe fazer parte da história da instituição.

Por 6 anos minha história esteve diretamente atrelada ao Pró Saber, e dessa relação vivenciei inúmeras experiências que marcaram profundamente minha vida. Lembro-me tanto de uma de minhas primeiras conversas com Maria quando ela me pedia para eu mergulhar no projeto. E eu mergulhei...fundo!!! O que não foi um processo fácil, uma vez que exigiu de mim despir-me de muita coisa que estava me pesando, abandonar partes de mim, descobrir-me outra, estranhar esse novo, e finalmente, gostar desse novo, experimentando alguns preciosos momentos de me maravilhar com minha potência aliada à potência de outros em direção à construção genuína de maneiras distintas de se viver e conviver.
 
Tive a oportunidade de reconhecer por meio de relações que gente, é gente igual em qualquer lugar. Gente, é gente única em todo lugar. Gente nasceu para brilhar, e gente dá saudades...     
 
Maria é a grande responsável pela concretização desse espaço e sou apenas uma dentre as muitas pessoas que mergulharam no projeto e saíram transformadas. Minha história com esse espaço não se encerrou na medida que Luiz continua firme e forte por lá e na crença de que laços verdadeiros não se rompem, se reconfiguram...

Em minha trajetória foi mesmo um privilégio ter convivido com ela que também é para mim uma super referência em outros papéis que desempenha, porque acima de tudo, Maria é gente que acredita em gente e que faz a diferença na história de muita gente, porque ela não é indiferente às histórias dos outros e aos outros que nos habitam sempre. 

Muita história bonita nasceu neste projeto graças ao seu sonho e suor. Aqui caberia um enorme memorial de depoimentos sobre o significado desse projeto na vida de cada um. Por isso, convido outros a também manifestarem a experiência no Pró saber. Um projeto que busca dar lugar a cada sujeito por meio de conhecer o lugar de cada um, a casa, os desafios, os sonhos, a construção conjunta. Na certeza de que ter lugar é ser humano e esse mundo é de todos nós!
 
Mulher porreta e sensível essa! Maria!!  Ainda mais orgulho de ti. Parabéns, parabéns, parabéns!!! Comemora muito e que venham muitas outras conquistas. Estamos sempre juntas, parceira de sonhos.
 
 

"A Equipe Pró-Saber SP, amigos e familiares compareceram ao evento para prestigiar, aplaudir e agradecer essa mulher incrível que transforma o Brasil com educação de qualidade!" (https://www.facebook.com/ProSaberSP?pnref=lhc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário