segunda-feira, 25 de abril de 2011

Lembranças que servem de lição: entrada na escola

Minha mãe conta que quando eu passava por uma escola perto de casa eu dizia que "queria ir pra colinha". E ela adiava a minha entrada, pois segundo ela tinha dó de me colocar tão nova, já que uma vez dentro eu não sairia mais. Mas desde pequena eu era teimosa e de tanto insistir um dia ela propôs que se eu largasse a chupeta ela me colocaria e contando até três joguei todas as chupetas no lixo. Foi assim que entrei para a escola - e como minha mãe suspeitava eu realmente não saí mais... rsrsrsrs

Pois é... amanhã meu pequeno começará a frequentar sua primeira escola. Não que ele tenha pedido, quero inclusive acreditar que ele não queria ir e largar o colinho da mamãe... hahaha, mas o fato é que na semana que vem volto a trabalhar e ele precisa, ou melhor, NÓS DOIS precisamos devagarinho nos acostumar com essa mudança em nossa rotina. Por isso viveremos um período de adaptação para que possamos vivenciar tudo isso com calma.

Estou tranquila com a decisão dele ficar numa escola bem como com a escolha dessa escola, mas assim mesmo me batem dúvidas sobre como lidaremos com essa situação.

Outro dia me disseram que a volta ao trabalho da mãe é o seu segundo parto: o primeiro é quando o bebê sai de sua barriga e o segundo é quando sai de seus braços. Chorei quando ouvi isso, pensando em meu pequeno deixando os meus braços - ai que dor! Mas depois ponderei que isso é mesmo verdade; essa separação que pode não acontecer pela volta ao trabalho da mãe, mas por outro motivo é o primeiro grande passo simbólico para aceitarmos que os filhos não são nossos, são do mundo e devemos criá-los assim. Para mim fica mais fácil pensar o contrário: a ausência do rompimento perpetua uma relação mãe e filho muito complicada e compromete o desenvolvimento sadio da vida de ambos. Mas acreditar nisso tudo não nos exime do sofrimento da separação... isso não tem jeito.

Nesse momento em que uma mistura de sentimentos invade meu coração de recém-mamãe tento fechar os olhos e resgatar aquela menina de 3 anos que mesmo amando a sua mãe e tudo o que viviam dentro de casa escolheu experimentar um outro universo; um universo que nunca lhe tirou nada, pelo contrário, só lhe acrescentou.

3 comentários:

  1. Oi Ju
    Fico feliz de saber que criou um blog, assim fica mais fácil acompanhar o desenvolvimento do Mateus e não apenas através dos comentários da minha mãe (rsssss), que aliás adora vocês.

    Então sua licença já está acabando?! Puxa, que pena, entendo o que deve estar sentido, aquele paradoxo todo. Tomara que você e o pequeno se adaptem bem a nova rotina.

    Também tenho um blog, pra falar a verdade escrevo há quase 5 anos, antes era um blogde variedades, agora virou um blog de mãe, como não poderia deixar de ser. Passe por lá quando puder: http://mundinhodarosi.blogspot.com

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosi,
    Bom saber que vc passou por aqui...
    Essa etapa está sendo intensa mas estou tentando lidar numa boa (dentro do possível)... rs
    vamos nos falando e vou passar no seu blog para saber notícias do dudu fofo.
    beijocas grandes, ju

    ResponderExcluir
  3. Oi Juju... vc escreve lindo, lindo... te amo viu?

    ResponderExcluir