terça-feira, 15 de outubro de 2013

Viva eu, viva tu, viva o Chico Barrigudo!

Feliz Dia dos Professores e das Professoras!!!

Felicidade enorme por fazer parte desse grupo tão guerreiro, sonhador e necessário para a construção de um mundo justo e belo, mas principalmente por ter a honra em fazer parte da vida de diversas crianças e famílias, ensinando e aprendendo numa troca intensa e contínua como tem de ser para o processo educativo ser verdadeiro e transformador.

É realmente muito emocionante ver esses pequeninos tornarem-se humanos por via da convivência entre seus pares numa educação intencional, precisa e afetiva.

Agradecimentos especiais aos professores de minha vida. Àqueles e àquelas que marcaram meu trajeto com palavras bonitas e exemplos de vida, me apresentando escritores, pensadores, músicos, artistas que ampliaram meu olhar, minha concepção de mundo, me possibilitando crescimento profundo na alma, àqueles que por si só já o eram tudo isso e me inspiravam a mostrar o melhor de mim, a acreditar que podia ir além de minhas próprias expectativas, àqueles que me acolheram quando fracassava, me estimulavam a tentar de novo, alguns de um jeito mais duro, outros mais suaves, mas sempre reconhecendo meu esforço e apontando meus deslizes e comemorando junto os meus avanços e os de meus colegas, àqueles que cuidaram de mim, me mostrando que posso ter outros espaços afetivos e seguros além do familiar, me ensinaram que nós aprendemos muito mais junto de nossos pares ainda que a tarefa de conviver seja bem desafiante, mas certamente é o aprendizado mais importante que uma boa escola pode promover em seus educandos.

Foi realmente muito importante ter tido o contato com grandes mestres durante minha trajetória, fui virando gente devagarinho ao conviver com gente tão querida e sabida.

Agradecimentos também aos professores que marcaram minha vida pelo contra exemplo. Àqueles que falavam bonito, mas tinham uma prática distinta, que não eram tão sabidos dos conteúdos que pretendiam ensinar ou da didática de fazê-lo, que competiam com alguns alunos, que implicavam com outros e não sabiam ensinar aos que verdadeiramente precisavam aprender. Àqueles que não gostavam de suas profissões, de crianças, de adolescentes quando não de suas vidas.

Foi realmente muito importante, principalmente na época da adolescência, ter tido maus professores para ter com quem declarar guerra, colocando para fora todas os sentimentos contraditórios que quando jovem sentia, foi pensando "desse jeito não quero viver, essa gente não quero ser" que também fui me formando, fazendo minhas escolhas, imprimindo minha marca única.

Alegria por ter tido a oportunidade de tornar-me pedagoga numa  Universidade que me ampliou os horizontes no contato com gente de todo tipo d história, mas sempre questionadoras, reflexivas, transformadoras. Além da sorte de trabalhar em escolas e projetos bacanas que consideram verdadeiramente os educandos ao lado de profissionais bacanas, estudiosos e comprometidos. Grandes modelos, grandes aprendizagens que ainda continuam ocorrendo por tratar-se d aprendizados ininterruptos.

É realmente muito importante trabalhar em lugares sérios ao lado de gente guerreira, que na luta pelo reconhecimento da profissão e de nossa prática diária não desanima diante das adversidades que enfrentamos. É preciso muito sonho para manter viva na alma a esperança de novos tempos.

Esperança de que todos os espaços educativos tornem-se da mesma maneira comprometidos com todos os sujeitos de sua comunidade. Que todas as "tias" virem professoras, que a luz chegue a esses lugares e os banhos de sol dos bebês de 15 minutos aumentem significativamente - como diz o Luiz, até os detentos têm direito a mais tempo de contato com o sol!, que os coordenadores e diretores trabalhem em conjunto com a equipe docente, com os pais e alunos, os professores sejam melhores pagos e com uma formação diferenciada, os governantes valorizem a educação como um processo de transformação e não como propaganda política, os alunos sejam respeitados em seus saberes e instigados a saberem mais, suas hipóteses sejam ouvidas e não parem de fazê-las e assim não desistam de viver, de querer virar gente e de fazer parte desse mundão.

É realmente muito importante continuar nessa luta, nesse sonho de uma educação de qualidade para todos. Eu sigo, dia após dia, e principalmente hoje, no meu dia.

Emoção por ver meus filhos estudando em escolas maravilhosas e vivenciando inúmeras experiências todos os dias, experiências estas que só podem ser experimentadas num ambiente público, coletivo e com propósito educativo. Vejo a construção de suas relações com os colegas e professores e fico encantada ao vê-los tão felizes nesse espaço e tão autores de sua história

É tão importante que meus filhos possam construir uma rede de relações, aprendizados e significados, da qual não faço parte nem tenho controle direto. Um espaço legitimadamente deles, merecido. Tenho me divertido tanto com Mateus já contando em detalhes sobre suas vivências, e me encantado com as meninas interagindo com um sorriso quando cantamos uma música da escola. E quando percebo a importância da figura da professora nesse processo, mais uma vez tenho a certeza de como essa profissão é mesmo tão essencial na vida de um sujeito. Espero mesmo que todos tenham a chance de terem contato com um bom profissional, desses para ficar para sempre guardado na memória.




Nenhum comentário:

Postar um comentário