sábado, 18 de janeiro de 2014

Meu super herói fez aniversário!!!

Na correria do final do ano não tive tempo de escrever aqui, infelizmente. No dia 22 de dezembro, aniversário do meu pequeno grande filho, cheguei a começar um texto, mas no dia, o computador acabou travando. Depois vieram as viagens (deliciosas) de férias em que fiquei afastada da internet e portanto apenas agora venho publicá-lo, mais uma vez (e sempre) com os desejos de que Mateus seja muito, muito feliz.


Hoje meu pequeno grande filho completa 3 anos!!!
É mesmo delicioso acompanhar seu crescimento, atuar como parceira em suas conquistas e seu colo em seus desafios. Contudo, também é assombroso pensar que ontem (sim, para mim, ontem!) ele era um bebê e hoje (sim, só me dei conta verdadeiramente disso hoje!) já virou um meninão!!! Meu menino lindo, maravilhoso, divertido, intenso, ativo e com uma profundidade incrível em tudo que faz, fala, pensa e sente. Amo, amo, amo este menino especial!

Ao longo dos seus 3 anos de nascimento já escrevi bastante neste blog sobre tudo que Mateus significa em minha vida, e o que sua chegada me trouxe de desafio, felicidade, amadurecimento, transformação, e principalmente, a vivência da experiência mais intensa de minha vida. Ainda assim, vez ou outra tenho a necessidade e satisfação em declarar publicamente meu amor a ele, mas hoje, dia que estou realmente muito assombrada com seu crescimento resolvi fazer diferente sendo a escriba de seus comentários para que ele mesmo fale de sua maneira intensa de ver, pensar, sentir e atuar no mundo. Segue então um pedacinho de algumas de suas "pérolas"...

VOCABULÁRIO PRÓPRIO

Antes ele falava...
Pupu para Chupeta - que há tempos não usa mais!!!
Cutano para Tucano
Potónamo para Hipopótamo

Hoje...
Bóliquis para Brócolis

"Posso comer mais bolo?"
"Você já comeu muito"
"Só mais um QUITINHO, mãe"

CONVERSAS FIADAS

1. Uma senhora perguntou a Mateus: "Qual seu nome?"
"Mateus, e você?"
A senhora respondeu seu nome e lhe perguntou ainda: "Você tem quantos anos?"
"2 (na época), e você?"
A senhora rindo, meio sem graça, brincou com ele: "Menino, isso não é coisa que se pergunta não..."
"Mas você me perguntou!"

2. O atendente do supermercado lhe perguntou: "Como você chama?"
"Mateus, e você?"
O moço respondeu.
"Eu tenho 3 nomes: Mateus Parreira Penna, e você, quantos tem?"

3. Minha mãe colocou o pé ao lado do pé de meu pai e perguntou a Mateus: "Quem tem o pé mais bonito?"
Mateus respondeu: "Eu!"

FUTEBOL

1. Ainda pequeno quando lhe perguntávamos: "Onde mora o Timão?", ele colocava a mão no coração (aprendido com uma colega da escola) e com muita alegria passou a afazer gol gritando Corinthians. Depois passou pela crise sobre o por quê o incentivávamos a  torcer também para o Brasil, mas não para o Palmeiras, time de seu querido tio Bi. Uma vez foi chantageado pelo tio para falar que gostava desse time para ganhar algo em troca, ele aceitou, mas em seguida pediu: "Mas não conta pro papai, ele vai ficar triste". Recentemente tem falado que torce para o Corinthians, o Brasil e a Colômbia, porque minha cunhada está morando neste país e lhe deu uma camiseta do mesmo.

2. Uma vez minha amiga Vivi estava aqui em casa e disse a ele que não torcia para o Corinthians. Mateus correu ao encontro do pai e com voz aflita disse: "Papai, a amiga da mamãe torce pra outro time!"

3. Certa vez o peguei na escola e ele estava "encafifado": "Mamãe, o goleiro chuta?"
"Sim, ele pode chutar"
"E pega com a mão, né?"
"É, por quê?"
"O Arthur (seu querido colega da escola) disse que goleiro só pega com a mão e eu disse que chuta também, e ele disse que não e eu disse quem sim, e ele disse que não e eu disse que sim..."

FESTAS

1. Quando fomos a uma festa do Pirata de seu colega Arthur, o relembramos que sua festa de 1 ano teve o mesmo tema. Ele nos olhou desconfiado e ao mostrarmos as fotos de sua festa ele disse: "Eu quero ir nessa festa aí!"
Depois de rir eu disse: "Mas você já foi, olha você pequenininho na foto"
"Eu quero ir de novo então!"

2.  Quando fomos à festa de seu primo Arthur de 1 ano cantamos parabéns e ao final ele e seus pais começaram a tirar fotos e Mateus desesperado os alertou: "Tem que apagar a vela!"

3. Antes de sua festa de 3 anos ele estava desesperado: "Eu vou apagar a vela sozinho, né?". Assim que acabou a sua festa de super-heróis de 3 anos ele disse: "Eu fui bem rápido pra apagar a vela, né?" e completou: "Quando eu fizer 4 anos vou fazer uma festa dos dinossauros e eu também vou apagar a vela sozinho!"

ESCOLA
1. Quando busquei Mateus na escola ele me contou: "Eu e o Miguelito saímos correndo na areia"
Eu: " E era um momento que podia sair correndo?"
"Não"
"E a Simone te deu bronca, né?"
"Ela não deu bronca, ela conversou comigo."

2. No dia dos professores fomos escrever um bilhete para suas professoras e quando ditei em voz alta o que estava escrevendo: "Simone, feliz dia dos professores", Mateus complementou: "Para sempre", claro que escrevi.

3. Mateus: "Hoje tem escola?"
"Não, porque estamos de férias"
"Mas por que a vovó foi numa reunião?"

4. Quando contei a ele que sua nova professora se chamaria Rebeca ele disse: "Então o Julio Cesar e o João Pedro também vão estudar na minha escola?" (referindo-se à Rebeca, sua prima e também irmã desses meninos)

5. Mateus: "Mãe, com quem você está falando no telefone?"
"Com a Mari, da minha escola"
"Na minha escola também tem uma Mari" (referindo-se a sua antiga professora de G1)

6. Quando contamos a ele que Carolina e Isabel, a partir desse ano, vão estudar na sua escola, no G1, ao busca-lo no final da tarde ele me disse todo contente: "Eu falei pra Mari que minhas meninas vão estudar aqui com ela"

IRMÃO MAIS VELHO

1. Quando era um "pedaço de gente" e lhe contamos sobre a gestação de suas irmãs, com o tempo ele passou a falar "Bebel" para a Isabel, apelido que já havíamos pensado para ela e não mencionava a Carolina. Depois de muuuuito tempo referiu-se a ela como Lina, apelido que para nós ficou até hoje.

2. Quando elas nasceram, ele tinha 1 ano e 8 meses, brincamos que tínhamos trigêmeos. Quando elas choravam ele dizia: Mamãe, dá peito pra elas mamãe". Passado um tempo que ainda estava amamentando as duas ele dizia: "Mamãe, agora chega mamãe". Desde o início sabia quem era quem e quando sua vó Mirna lhe perguntou como ele poderia saber, ele respondeu: "Eu sabo, vovó"

3. "Mãe, a Isabel tá fazendo sopa na privada!"

4. "Mãe, a Carolina tá usando a sua roupa!"

5. Durante uma disputa de brinquedos Mateus o tirou da mão de Carolina. Disse a ele que não poderia arrancá-lo e precisaria perguntar se a irmã o emprestava, ele delicadamente perguntou e com firmeza segurou em sua cabeça fazendo movimento afirmativo e anunciando: "Ela disse que sim"

6. Isabel ficou enciumada quando Carolina também quis meu colo e a empurrou. Conversei então com ela que não precisa empurrá-la que tem mamãe pra todo mundo e que se está com ciuminho pede carinho. Em seguida Mateus me abraçou forte dizendo: "Eu tô com ciuminho!"

7. Na primeira vez que fomos a um parque, nós 5 juntos, as meninas chamaram muita a atenção com todos perguntando: "Elas são gêmeas? Elas são gêmeas?". Mateus ficou apenas observando. Depois, num outro dia, colocou duas bonecas na cadeirinha e disse que levaria "o gêmeo e a gêmea para passear". Um tempo depois, quando novamente passeamos juntos e perguntaram se as meninas eram gêmeas ele tomou a frente e respondeu: "Elas são gêmeas e eu sou gêmeo delas!"

REFLEXÕES, INVESTIGAÇÕES E DESCOBERTAS

l. Mateus: "A gente mora no 7, né?" (ele aprendeu usando o elevador)
!Sim!"
"Então, olha lá o 7 andando no ônibus!" (referindo-se à placa do mesmo)

2. "Mãe, eu quero fazer o 7 no computador?"
(fez um monte de 7777777777777)
"E agora Mateus, você quer fazer o que?"
"O térreo"
"Térreo? Não entendi..."
"Esse aqui, mãe, TTTTTTTTTTTTT"

3. Mateus: "Mãe, vamos dar de presente pro Arthur um elevador?" ( o colega mora numa casa com 3 andares)

4. Eu: "A Elizangela está na nossa casa, você vai conhece-la quando chegarmos lá"
Mateus: "E ela vai ficar lá até quando?"
"À tarde ela vai embora pra casa dela"
"Onde ela mora?"
"Ela mora longe, bem longe?"
"Igual o vô Roberto?" (seu avô mora em Goiânia)

5. Mateus fica desesperado quando às vezes tiramos uma mão do volante e o carro continua andando, ele costuma dizer aos berros: "O carro tá andando sozinho!". Certa vez lhe perguntei o que era necessário para fazer o carro andar e ele disse: "Não sei", insisti dizendo que algumas coisas ele sabia, já tinha visto e ele começou a dizer: "A chave, o motor, o álcool, a direção, o motorista com as duas mãos". Validei suas hipóteses ressaltando que precisava dos pés também do motorista" (única coisa que está fora de sua observação da cadeirinha) e ele completou: "Então o motorista todo!"

6.  Mateus: "Pai, por que a sua tatuagem não sai e a minha saiu?"
Luiz: "Porque a minha é de adulto. Às vezes um adulto quer fazer e ele faz essa que não sai mais. Você está brincando pode colocar e tirar quando quiser, a minha tem que pensar bem"
"Você é adulto e eu sou criança, né?"
"Sim"
"Mas eu sou adulto para as meninas e elas são crianças pra mim, né?"
"Não, você é menino grande e elas são meninas pequenas"
Mateus: "Tá, e eu sou grande para uma formiga e grande pra elas, e elas são grandes para a formiga e pequenas para mim, não é?"

7. Mateus: "A minha altura vai ficar na parede?" (referindo-se à marcação que fizemos de sua medida)

8. Ao passarmos pelo rio Pinheiros, Mateus: "Olha o rio, tá sujo!"
Eu: "Pois é, uma pena, não dá nem pra nadar!"
"E tem peixe?"
"Uma apena também, não dá pra ter peixe"
"Quem sujou o rio, quem fez essa bobagem?"
"Foram as pessoas, você acredita?"
"E agora elas não vão limpar não?"

CONVERSAS DELICADAS

1. Mateus: "Não, mamãe, não rói a sua unha que quebra"

2. Estava me arrumando para sair e ele perguntou com quem, eu disse rapidamente: "Com as meninas"
Mateus: "Com as minhas meninas?"
"Não, com as minhas amigas"
"Mas eu fico com saudade de você, mamãe"

3. Minha mãe: "Mateus, a sua mãe é minha filha"
Mateus: "Não, é minha filha"
Luiz: "E ela é minha esposa"
Mateus: "Não, é minha esposa"

4. Mateus encontrou o DVD do "Procurando Nemo" e quis porque quis assistir. Não deixei. Passado muito tempo encontrou de novo e decidi deixar pulando a primeira parte, mas na hora tive que me levantar e a voltar já havia iniciado o filme e me sentei ao seu lado, prontificando-me a conversar a respeito, caso desejasse. Ele viu a cena e me perguntou: "Cadê a mamãe dele?"
Gelei, fiquei sem fala, e ele perguntou de novo. Respondi a verdade, que o tubarão a havia comido. Depois lhe dei um abraço e disse que estava ali ao seu lado, e lhe perguntei se queria trocar o filme quando ele me disse: " Mãe, eu nunca vou deixar um tubarão comer você!"

MALCRIAÇÕES

1. Num dia em que Mateus levou uma bronca do Luiz lhe dizendo que da próxima vez que fizesse a mesma bobagem ele não iria leva-lo para passear Mateus retrucou: "E quando eu crescer e for adulto eu vou levar a Lina e a Bebel para passear e não vou levar você"
Luiz: "Então fica esperando crescer no castigo"
"Tá bom, tá bom, eu te levo"

2, Outro dia, situação semelhante: depois de eu lhe dar uma bronca ele disse: "E quando eu crescer você vai ser pequenininha e eu vou te dar uma bronca"
Resultado: castigo de novo

ORGULHO DA MAMÃE

1. Situação rara em nossas vidas, um dia passeando com ele no shopping, passamos em frente a uma loja de brinquedos e gelei a imaginar que poderia fazer um escândalo por causa de algum brinquedo, mas não, ele olhou, olhou e seguimos adiante. Em seguida, passamos na frente de uma livraria e aflito ele me disse: "Mamãe, vamos entrar, precisamos comprar livros!"

2. "Você é linda demais para sempre e eu te amo demais para sempre, mamãe"

2. Vídeo de Mateus lendo a história "O caso do bolinho", de Tatiana Belinky.



Ai, ai... Esse menino me faz um bem danado! Espero e faço todo o possível para retribuir à altura fazendo o mesmo por ele. Feliz aniversário filhão, amo você!






Nenhum comentário:

Postar um comentário