domingo, 10 de abril de 2011

Piquenique especial

Apesar de todas as pedras pelo caminho, a vida - sempre majestosa - segue seu rumo.
Ainda bem!

Ontem foi um desses dias que a vida mostrou para mim seu lado mais humano e belo: vivenciei um piquenique especial com pessoas muito queridas que fizeram questão de demonstrar o tempo todo carinho por mim e pelo meu pequeno. Em vários momentos contive minhas lágrimas de emoção...

Minha turma de alunos do ano passado acompanhou toda a minha gravidez e criou uma relação com Mateus, ou melhor, com o Teteus como alguns o chamam de muita cumplicidade. Era como se fosse um colega novo que tinha chegado no meio do ano e precisava de todo acolhimento para se enturmar. Assim, eles me faziam perguntas, carinho em minha barriga, conversavam com ele e no final do dia eu sempre escutava: "Tchau Ju! Tchau Mateus!" com direito a beijinho na barriga. Mesmo as crianças mais reservadas de alguma maneira também demonstravam o quanto estavam curtindo o novo companheiro. No acampamento cuidaram de nós dois, me trazendo comidas, fazendo massagens e andando devagar comigo pelas trilhas. No início da gravidez alguns diziam que não caberia um bebê na minha barriga e ao final (Mateus nasceu 5 dias depois que as aulas acabaram) eles se assustaram com a nossa imensidão e ficavam competindo para ver quem tinha os braços maiores para me abraçar. Nesse processo foi lindo vê-los interessados em resgatar suas próprias histórias quando bebês - vindo nos contar causos que tomaram conhecimento por meio de conversas com familiares, mostrar fotos das mães grávidas e deles bebês e assim percebendo o quanto estão crescidos e capazes! Isso sem mencionar os presentes, as cartinhas e os desenhos que recebemos, uma delícia!!!

Por vários motivos na escola em que trabalho nós, professoras, não temos o hábito de compartilhar eventos sociais com os alunos fora da escola. Mas como eles já não são mais meus alunos e como o processo vivido foi muito intenso eu achei que eles mereciam conhecer o Mateuzinho - agora fora da barriga!!! Para isso organizamos um piquenique com a ajuda de todos, em especial da Sofia B. e da Claudia e foi o máximo. Muita emoção.

Ao chegarmos as crianças estavam eufóricas - as meninas com mil abraços e beijos e os meninos só acompanhando meu trajeto com o corpo afastado, mas os olhinhos de perto... Tinha uma faixa linda: "Mateus, bem vindo à turma!" e mais um monte de mães e pais que também acompanharam o processo com toda a emoção de reviver seus próprios processos da gestação de um filho amado. Ah! Também estavam presentes alguns irmãos e avós, enfim, foi uma farra! A comilança foi enorme e a brincadeira rolou solta.

Mateuzinho ficou numa boa, talvez reconhecendo aquelas vozes. Afinal, como disse minha grande companheira Vivi que também compareceu na festa para receber esse carinho todo ele passou mais tempo da vida dele no meio desse barulho do que no silêncio de nossa casa (trabalhava em 2 escolas). Também ficou numa boa porque contei com a ajuda de minha mãe que ficou com ele para eu poder papear um pouco com as crianças e pais. Mas mesmo assim a gente sempre sai com a sensação de que queria ter aproveitado mais...

Ao conversar com os pais achei gostoso poder contar sobre minha experiência desses primeiros meses bem como ouvi-los sobre a experiência deles oficializando dessa maneira a minha entrada para a turma das mães corujas. Também foi bom poder saber de notícias fresquinhas sobre o percurso dos filhotes... É só meio 'saia justa' quando começam a falar da escola... Com as crianças, que delícia poder revê-las, algumas só de longe me rodeando, mas quando chamava se aproximando com satisfação, algumas agarradas o tempo todo, outras querendo me contar das descobertas e me mostrar as conquistas como uma que foi ler para a gente enquanto outras nos procuraram para ouvir uma palavra amiga ao desabarem as dificuldades e desafios. Fofos de tudo!!! Apenas 3 crianças não foram e fizeram falta...

Muitos presentes inesperados e um bolo para Teteus - eita garoto mimado!!! E para mim, a cena mais linda do dia: essa turma que sempre fazia uma gritaria na hora do 'parabéns' cantou baixinho para não assustar o colega - nem um mar de ouro seria capaz de pagar esse momento em minha vida. Demais... é muita sensibilidade, muita solidariedade, muito amor.

Orgulho - muito orgulho - em ser professora e poder construir todas essas relações de afeto e ajudar no processo de humanização desses pequenos que certamente já estão deixando esse mundo melhor.

5 comentários:

  1. Ju... amei esse seu post, deve ser uma emoção muito especial compartilhar esses sentimentos com seu pequeno, seus ex-alunos. Ser professora tem dessas maravilhas, dessa relação única que estabelecemos com tantas pessoas que ficam para sempre dentro da gente!!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Meninas,

    Que delícia poder compartilhar momentos importantes de minha vida com vcs...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Ju,
    Me matei de chorar!!!
    Adoramos vocês!!!
    Você é linda!!
    Beijos,
    Carla e Gabriel Sanchez

    ResponderExcluir
  4. Ai Carla...
    Não fala assim que sou eu quem choro...
    Vocês que são fofos demais!
    Beijos enormes a vocês dois...
    Já, já vou enviar um email pra vcs...
    Ju

    ResponderExcluir