sexta-feira, 12 de julho de 2013

Lembranças que servem de lição: mãe tem férias???

Lembro-me de quando voltei a trabalhar após a licença maternidade das meninas e uma colega, tirando o maior sarro, comentou: "Seja bem vinda Ju, agora sim as suas férias vão começar!", e todo mundo ao redor - que tinha filhos - entendeu e deu risada da piada...

Com as férias escolares dos meus 3 filhos esse comentário tem voltado constantemente à minha cabeça junto de outros similares como os de minha mãe que dizia repetidamente não saber se gostava ou não das férias dos filhos tamanha exaustão nós 3 causávamos a ela ou ainda os comentários de algumas mães de alunos ao ficarem aflitas por não terem com quem deixar os filhos, já que não tiravam férias na mesma época.

Pois é, criar filhos dá a maior trabalheira mesmo, e ainda por cima é um trabalho que não tem fim. Outro dia li uma frase a respeito: "Educar dá trabalho. Se você não está cansado, é porque não está educando". Verdade maior.

Quem trabalha fora acumula tarefas, e fica muito cansado com a rotina corrida. Isso sem mencionar outros aspectos de nosso dia a dia como cuidar da casa, de si mesma, do maridão, das amigas. Assim, dar um tempo dos horários rígidos, experimentando o tempo de maneira única, descansar um pouco o corpo e a cabeça dos problemas que enfrentamos, usufruir da cidade, fazendo passeios que em geral não temos tempo para fazer ou mesmo dinheiro, já que nessa época acontecem muitos eventos gratuitos, dormir junto dos filhotes sem culpa e sem preocupações, colocar em dia as questões pendentes como ir ao médico, fazer exames, pagar contas, cortar os cabelos, fazer a unha, organizar os cantos da casa, visitar quem não vemos faz tempo, enfim, vivenciar um período de nossas vidas de um jeito mais tranquilo, é extremamente essencial.

Do mesmo modo digo que as férias escolares são essenciais. Já ouvi especialistas dizerem que durante esse período o ócio das crianças prevalece, e digo mais: é verdade!!! Agora, me responda: um mês de ócio associado a lazer, afeto da família, tempo livre, que mal há nisso??? Entendo que para algumas crianças que não têm respaldo de família por questões de diferentes ordens esse ócio pode ser marcado por abandono, mas nesses casos, o problema não são as férias, as férias apenas revelam um abandono, uma precariedade ou a escassez da vida contemporânea, e que portanto, precisam ser seriamente tratados de outras formas.

Mas o mais importante e que muito pouco se fala, é que o trabalho escolar apesar de extremamente benéfico à construção dos sujeitos, cansa - e muito. O trabalho intelectual, cognitivo e aqueles ligados ao crescimento exigem muito das crianças, e principalmente todos as questões relacionadas à socialização, razão maior da escola ser tão importante. Estar com o outro, considerá-lo, valorizá-lo, marcar minha posição, contrária ou não, construir algo junto, pertencer a um grupo, dentre outras, são aprendizados muito valiosos que as escolas favorecem. Até mesmo aquelas que (infelizmente) colocam  menos valor nestes aprendizados, ainda assim, elas lidam com tais questões, pois está intrínseco ao trabalho escolar, mas claro que nestes casos passarão mensagens equivocadas sobre o cuidado com as relações com os outros.

E assim, da mesma maneira, o trabalho daqueles que educam as crianças nas escolas, os professores e professoras, e não os tios e as tias é igualmente cansativo. Quando uma pessoa me diz que professor tem vida boa, porque tem duas férias ao ano, consigo apenas dar risada ironicamente e pensar com meus botões: "Professor, com vida boa no Brasil??? Difícil, heim???". Portanto, sendo professora, preciso aproveitar esse período para descansar bastante e em agosto voltar renovada para trabalhar arduamente e com muito orgulho com meus pequenos e pequenas. Muito trabalho temos pela frente!

Mas essas férias, como disse, estão sendo diferentes das outras de minha vida. Meus 3 pequenos também estão de férias e apesar de estar conseguindo desfrutar bastante do nosso tempo livre, ainda assim a correria de mãe não cessa. Esse texto mesmo foi construído aos poucos, porque a cada sentada na frente do computador meu dever maior me chamava: ora Mateus estava desenhando na parede, ora Isabel no banheiro e Carolina puxando todos os fios da casa! Isso sem mencionar horários de sono, alimentação, trocas de fraldas das meninas, passeios com Mateus sozinho, ou todo mundo junto. Maior trabalheira! O olha, que estou falando tudo isso de "barriga cheia", pois Luiz sendo professor também está de férias e temos os super avós e tios que com o maior e cooperação do mundo colaboram com as tarefas com a criançada. Fico pensando em quem não tem esse suporte familiar, que difícil deve ser, ou mesmo quem tem essa rotina diária de cuidar dos filhos sem trabalhar fora...  

Posso estar enganada, e também acho que essa é uma opinião absolutamente pessoal e sujeita a muitas variáveis, mas neste momento, experimentando essas férias com minhas crias, tenho pensado que quem se dedica apenas à criação dos filhos ilude-se com a ideia de trabalhar menos. Ao contrário, trabalha até mais, já que segue nessa tarefa incessantemente, sem pausas, sem outros eventos, assuntos, desafios e prazeres, e na maioria das vezes sem valorização da sociedade. Uma mãe que não tem férias. Além do mais, a criança também tende a ficar mais entediada com a mesma rotina familiar, o que pode gerar algumas situações desgastantes e a necessidade de eventos grandiosos, o que ao mesmo tempo torna-se agradável mas também estressante. Muitas vezes as férias tornam-se até mesmo mais rígidas do que a rotina comum, com horários de passeios, programações extensas e que não agradam aos pequenos. É preciso termos cuidado com nossas escolhas, com o que queremos vivenciar e o que queremos ensinar aos nossos filhos.

Assim, nestas férias, temos tentado investir em eventos pequenos como a ida a parques e passeios ao ar livre para não sobrecarregarmos as finanças (somos professores!!!) como também para de verdade aproveitarmos o melhor das férias. E para quem tem filhos, o melhor é certamente conseguir conciliar atividades individuais, incluindo nosso merecido descanso com atividades que favorecem nossa relação com nossos filhos, nosso contato olho a olho, nossa troca de sorrisos, gestos e brincadeiras. Situações que na verdade devem estar presentes sempre, mas que na correria do dia a dia nem sempre conseguimos nos lembrar de aproveitarmos. Férias servem para isso também: tempo de reflexão e de valorização do mais importante da vida: ficarmos juntos de quem gostamos.

De qualquer maneira a dúvida continua: mãe tem férias??? Acho que não...


Nenhum comentário:

Postar um comentário