terça-feira, 28 de julho de 2015

Brincadeiras com lama - mais homenagem a Rubem Alves


"A celebração de mais um ano de vida é a celebração de um desfazer, um tempo que deixou de ser, não mais existe. Fósforo que foi riscado. Nunca mais acenderá. Daí a profunda sabedoria do ritual de soprar as velas em festa de aniversário. Se uma vela acesa é símbolo de vida, uma vez apagada ela se torna símbolo de morte."
Rubem Alves
 
Há cerca de um ano atrás Rubem Alves foi fazer poesia no céu... Nessa mesma época meus filhos me presentearam com cenas de pura beleza, emoção e alegria ao se lambuzarem de lama na roça, muitas delas encontradas na postagem "Quando eu era menina... Uma homenagem a Rubem Alves" (http://jujuviroumamae.blogspot.com.br/2014/07/quando-eu-era-menina.html).
 
Neste fim de semana, depois de uma boa chuva, a brincadeira de lama foi mais uma vez experimentada quando vi meu trio com um sorriso largo no rosto, fazendo muitas explorações num intenso contato com a natureza. Em meio a essa farra me deparei com essa imagem de Carolina...
 

 
 
 
Com presença, inteireza. Num encontro com o belo, a poesia, o sagrado.

Ah, o poder de eternizar uma imagem por meio da fotografia. No mesmo instante lembrei-me desta cena de um ano atrás quando citei Rubem Alves: "Quem experimenta a beleza está em comunhão com o sagrado".


 

Fui tomada por um sentimento misto de alegria e orgulho pelo crescimento de meus pequenos como também de medo e tristeza pela rapidez com que isso aconteceu. Busquei então respirar fundo e me lembrar de que aproveitei cada instante possível ao lado de meus filhotes, acompanhando-os em suas descobertas, rindo e chorando junto. Rindo muito mais, ainda bem.

Quando me tranquilizei consegui comemorar todas as mudanças que as duas imagens trazem e que simbolizam todo desenvolvimento dos meus 3 pequenos (e meu também!) assim como o que se preservou delas (que na verdade é o essencial): o prazer de brincar!
 
 
Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar.
Rubem Alves


 
 
Sem falar que toda vez, por exemplo, que vejo o vídeo de minhas meninas numa divertida guerra de lama meu coração se alegra. Nele, Carolina e Isabel com um ano e 10 meses já davam pistas de seus jeitinhos sapecas e determinados que atualmente são tão marcantes em suas presenças. Uma gostosa bagunça!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário