sexta-feira, 18 de março de 2011

Cama compartilhada

Cama compartilhada... Tem gente que defende, gente que defende com algumas regras, gente que faz uso só no desespero e gente que nem assim o faz.

Na minha opinião, é importante que a criança tenha um cantinho só dela (não podendo ser um quarto, um canto mesmo de um quarto), pois isso lhe traz segurança, tranquilidade e independência. Lembrando que para ser a criança sentir que é dela ela precisa do incentivo dos pais, afinal, se os pais não estão seguros em deixá-la sozinha em seu canto, porque ela se sentirá segura? Ela também precisa aprender a curtir seu cantinho, se acostumar com o cheirinho, as cores, os objetos assim como precisa se sentir segura em ficar sozinha, mas precisa sentir a segurança de que se precisar de alguma coisa receberá ajuda imediata.  Por fim, os pais merecem continuar com sua vida de casal, não é mesmo?

No caso do Mateuzinho, ele tem o quarto dele, no qual sempre dormiu tranquilamente durante à noite. Já durante o dia, no início ele estranhava e preferia dormir no moisés na sala, mas agora tem conseguido gostoso no quarto mesmo sendo de dia: primeiro, porque o moisés ficou pequeno (rs) e segundo, porque aos poucos o incentivamos, ele foi se acostumando e agora ele tem curtido bastante.

Mas por enquanto existem 2 situações que o coloquei para dormir na minha cama e do Lu.

Como já disse em outras postagens, Mateuzinho cisma em ficar acordado durante o dia. Apesar de cada vez estar conseguindo se render mais facilmente contra o sono, algumas vezes não tem jeito: ele quer vencer a batalha a qualquer custo e depois de um tempo acaba ficando irritado. Nesses momentos, em que não consegui acalmá-lo de jeito nenhum eu o coloquei na nossa cama e pronto... dormiu que é uma beleza!!!

A segunda situação é que durante algumas manhãs que ele acorda para mamar, eu estou ainda morrendo de sono. Mesmo assim, dou mamar, brinco com ele, troco sua fralda e aí o levo para a minha cama: faço um cafuné nele para ele relaxar e dormir e em seguida eu capoto junto... uma delícia!!!
Essa situação para mim é a mais gostosa, muito bom acordar olhando sua carinha... e às vezes é ele quem abre um olho só, dá uma espiadinha, e quando me vê dá um sorriso gostoso. Ultimamente sua mãozinha procura meu corpo e aí ele volta a dormir. Gente, é muito bom!!! Às vezes perco o sono tamanha emoção.

Enfim, na primeira situação, ele mostra que está precisando muito de um colo a mais para conseguir relaxar... E na segunda sou eu quem preciso, entretanto, muitas vezes ele não quer dormir, e eu respeito.

Minha mãe vive dizendo que vou acostumá-lo mal, que depois vou sofrer para tirar esse hábito, mas o que tenho deixado claro para ela é que não tem sido nem será um hábito, já que ambas as situações são raras de acontecer, são a exceção de nossa rotina.
Rotina é importante para todos, como já disse na postagem 'rotina', mas em alguns casos especiais, quebrá-la também o é. Além do mais, tenho que aproveitar enquanto é seguro, pois já, já ele estará rolando e será perigoso demais dormir na nossa cama.

E hoje foi um desses dias... estava podre, porque depois da mamada da madrugada tive insônia e demorei para conseguir voltar a dormir, mas depois tive uma deliciosa manhã dormindo com meu pequeno. E acordei revigorada!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário