quinta-feira, 10 de março de 2011

Vamos trocar?

Cuidar de crianças é fazer uma investigação constante do que está dando certo e o que não está. E como minha mãe vive dizendo, quando uma coisa melhora a outra piora. O foco do momento com o Mateus tem sido a quantidade e os horários das mamadas.

Mateus tem conseguido dar um espaçamento maior entre as mamadas, o que é muito positivo para todos nós!!! Mas às vezes acabo dando mamar para ele, porque estava habituada e quando vejo ele ainda não estava com tanta fome... e dá-lhe gorfada... em mim, claro!
Como já disse numa postagem anterior, acho que as crianças fazem essas não só porque o corpo delas e necessidades vão mudando, mas porque querem que continuemos o tempo todo conectadas a elas e não entremos no piloto automático. Elas querem que a gente as observe, as conheça para assim se sentir segura de que realmente está sendo bem cuidada... e amada!!! Sim, porque para cuidar tanto tem que amar, mas também ao cuidar tanto acabamos amando ainda mais. Uma loucura de amor!!!

Mas também estamos investigando a quantidade, pois quando está com fome pra valer ele tem mostrado vontade em sugar mais - às vezes ele está mesmo com fome, pois pede para mamar mais do que o habitual, mama e fica bem, mas outras vezes ele exagera, descontrole mesmo e depois fica passando mal, como se tivesse comido uma feijoada completa.

E para mim tem sido difícil esse momento, pois a ideia de que ele está passando fome, e eu com meus super peitos é difícil... preciso deixar de entender que estou negando comida a ele e sim cuidando dele ao ensiná-lo um monte de coisas como por exemplo, que existem outras formas de se acalmar, caso seja esse o motivo dele querer mamar, que é bom esperar para mamar quando a gente está com mais fome, pois mama melhor, que comer exagerado deixa a gente passando mal e que existem horários de se alimentar. Um processo... mais meu do que dele.

Ontem foi um desses dias em que não percebi e ele exagerou. Depois de duas boas gorfadas em mim, o sentimento da culpa estava começando a me dominar vendo-o passar mal, pois só passava pela minha cabeça: "Por que eu dei? Devia ter esperado ele reclamar mais para ter certeza...", enfim, coisas como essas quando resolvi que não ia ficar mal e fui até a cozinha e perguntei para o Luiz:
                                                    
                                                            Vamos trocar?


Assim, o Lu ficou acalmando o Mateus e eu fiquei lavando a louça do almoço.
Depois, Mateuzinho se acalmou e nós dois ficamos juntos, babando nas gracinhas que ele fez. Maravilha.

2 comentários:

  1. E pela primeira vez Mateus se acalmou no colinho do papai....
    Seu Blog tá muito bom
    Bjs
    Luiz Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai nessa época o Luiz lia meu blog...
      saudades...
      kkkkkkkkkk

      Excluir