terça-feira, 8 de março de 2011

Dia das mulheres 2011



Viva todas as mulheres do mundo!!!
Por toda nossa história, nossa luta e nossas conquistas... viva!!!

Um dia quando estava grávida, refletimos na escola sobre a importância de termos expectativas em relação às crianças e me perguntaram o que eu não aceitaria que o Mateus fizesse. Muitas coisas me vieram à cabeça... Mas dentre elas uma se destacou e foi o que respondi no momento: não aceito que o Mateus desrespeite uma mulher. Isso para mim será muito doloroso. Mesmo. Sendo assim, conversamos que meu papel como sua mãe será o de mostrar a ele a importância em respeitar as mulheres, pois trata-se de um comportamento que deve ser ensinado e valorizado. Em outras palavras: preciso ser e oferecer bons modelos.

Depois fiquei pensando que com o tempo, Mateus poderá tomar decisões de acordo com que ensinei ou não. Mas certamente sempre estarei ao seu lado para incentivá-lo a agir de acordo com o que valorizo, pois existem algumas coisas negociáveis e outras não. Para mim, por exemplo, respeitar as mulheres é uma dessas coisas inegociáveis. Caso ele aja com descaso a respeito, pode ter certeza que haverá muita conversa séria entre a gente.

Como educadora acredito que o fato de deixar claro para ele os valores que espero que cultive o deixará mais orientado e seguro. Afinal, o contrário dessa situação, que é a ausência de expectativa pode lhe parecer abandono: eu posso ser e fazer qualquer coisa que meus pais/ professores/ avós... aceitam??? Não, é a minha resposta. Sem orientação as crianças ficam perdidas "eu posso ser nada que tudo bem" ou sentem um poder absoluto "eu posso fazer o que eu quiser, que tudo bem".

Claro que existem adultos que exageram e colocam uma super expectativa em cima das crianças... Elas precisam ser boas em tudo e até suas personalidades são projetadas pelos pais. São troféus para os pais, e precisam realizar o que eles não realizaram, às vezes colocando em jogo o amor deles como barganha. Não estou defendendo esse tipo de relação e atuação.

Acho que sempre temos que nos cuidar para respeitarmos os pequenos. Até porque desde pequenas as crianças podem exercer suas liberdades de expressão - importante exercício em direção à conquista de sua gradual independência e bem mais tarde à conquista do prêmio maior de todos: sua autonomia.

Como já foi dito: "Tão importante quanto cuidar do planeta que deixaremos às crianças é cuidar das crianças que deixaremos para o nosso planeta". Para isso, os adultos responsáveis devem acompanhá-las nesse processo ainda que esse acompanhamento vá se modificando à medida que o sujeito vai crescendo, ganhando experiências e exercendo sua autonomia.

É bonito, doloroso e saudável ciclo da vida!

Enfim, tudo isso para dizer que farei de tudo para ajudar a formar um ser do bem para o planeta... e que todo dia 8 de março esse ser diga, de coração, para as mulheres ao seu entorno (começando por mim, claro!!! hehehe):

Parabéns pelo dia das mulheres!!!

2 comentários:

  1. Ju! Adorei seu blog, dei uma lida nas postagens em geral, é muito gostoso acompanhar por aqui essa fase que você está vivendo!
    Grande beijo, com carinho,
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cris!!!
    Você foi a primeira a postar...
    Bom saber que mesmo de longe você continua sendo presente e intensa em minha vida e agora na vida de meu pequeno.
    Beijos grandes, apareça aqui em casa.
    Ju

    ResponderExcluir